Sobre Nós

2021-2030 / DÉCADA DO PASTOREIO

Quando a APEC, em 2021, completa oito décadas de serviço em favor da salvação das crianças e de seu crescimento espiritual, é gratificante olhar para o passado e “celebrar as benignidades do SENHOR, por tudo o que o SENHOR fez por nós”.

É tranquilizador olhar para o presente e reconhecer que, neste ano tão diferente, o SENHOR não abandonou o seu povo. Sua promessa permanece: “estou com vocês”.

E ao olhar para os anos porvir, é animador saber que Ele cumpre o que diz: “a minha presença irá contigo e eu te darei descanso”.

O tema para a APEC/BRASIL para os próximos anos, 2021 a 2030 será a DÉCADA DO PASTOREIO.

O fato é que figura que melhor representa aquele que trabalha com crianças é a FIGURA DE UM PASTOR.

Tios, tias, professores, professoras, palhaços, palhaças, monitores, voluntários e tantos outros semelhantes precisam sair de cena. Chega de pajear, de entreter ou de meramente “ensinar” crianças. Vamos pastoreá-las. O momento atual exige isso.

Podemos olhar o pastor de crianças em três posições bem distintas:
1) AQUELE QUE procura a ovelha perdida;
2) AQUELE QUE apascenta os cordeiros de Cristo e
3) AQUELE QUE livra e protege o rebanho dos inimigos.

“Apascentar” ou “pastorear” significa alimentar, cuidar, doutrinar, ensinar, guiar, nutrir, proteger. Deriva da palavra em latin ‘pascere’, que significa levar ao pasto, inspecionar o pasto, vigiar.

Pastorear é uma tarefa árdua, porém nobre. Em 1 Pedro 5.2 e 3, o autor apresenta a maneira como se deve pastorear: “pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho.”

A tarefa do pastor é conhecer cada uma de suas ovelhas; é alimentar seu rebanho, levá-lo ao melhor pasto, inspecionando para que as ovelhas não comam ervas venenosas; é levar o rebanho às águas calmas onde pode saciar sua sede com segurança; é proteger seu rebanho dos predadores; é buscar a ovelha perdida e curar suas feridas, dando-lhe condições de paz.

Neste labor, o Senhor Jesus é o mais excelente modelo. Ele é o Bom pastor que deu Sua vida pelas ovelhas e conhece Suas ovelhas.

E o verso quatro, do mesmo capítulo 5 de 1 Pedro, fala de uma recompensa incomparável para quem pastoreia os cordeirinhos do SENHOR: “vocês receberão a imperecível coroa de glória”.

Oremos ao SENHOR para que ELE conceda nestes próximo anos, esta consciência de serem pastores, a todos envolvidos com as crianças: pais, professores, líderes e pastores.

 

SAIBA COMO FAZER PARTE DA APEC

Desenvolvido por REALL Comunicação