PROJETOS ESPECIAIS

Por que preparar projetos?

AS CRIANÇAS ESTÃO NA IDADE IDEAL PARA VIREM A CRISTO

a) Porque têm a vida inteira para servir a Deus

A infância é a melhor época para uma pessoa ter o seu encontro com Deus. Quando uma criança recebe a Cristo, não só a sua alma foi salva, mas ela tem a sua vida inteira para servir ao Senhor.

“Uma criança de 5 anos, devidamente instruída, pode crer para salvação tanto quanto um adulto. Minha convicção é que as crianças que se convertem estão entre os melhores crentes que temos na igreja. Devo crer que são decisões genuínas e em maior número do que qualquer outro grupo, além de serem mais constantes e, ao longo prazo, mas sólidas”. (Charles Spurgeon).

Em Mateus 13:18-23 temos a explicação dada por Jesus aos vários tipos de terrenos onde a semente (a Palavra de Deus) é semeada: Terreno beira do caminho; Terreno pedregoso; Terreno espinhoso e Terreno bom

Faça uma comparação dos tipos de solo onde a semente foi lançada, com as faixas etárias da existência humana: os jovens, atraídos pelos prazeres deste mundo (entre os espinhos), os adultos (terreno pedregoso) e os anciãos (chão batido à beira do caminho), faixas etárias onde rapidamente os corações vão ficando “endurecidos pelo engano do pecado”. Hb 3:13b

O solo onde houve 100% de aproveitamento no processo semeadura-colheita, foi a “boa terra”, ou seja, o solo do coração da criança. A criança é simples, confiante e humilde. Como ela está no início da vida, seu coração é mais sensível à voz do Espírito Santo e pronta a reconhecer sua necessidade de salvação.

“O coração da criança é campo favorável à semeadura do bem”. (Henri Poincaré).

b) Ela está no tempo ideal para crer em Jesus

Mt 18:3 “…a não ser que vocês se convertam e se  tornem como crianças…”

Mt 19:14 “…o reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”.

“Ninguém deveria ser pai, a não ser que fosse capaz de ensinar à seus filhos os Dez Mandamentos e os Evangelhos, para que cresçam e sejam verdadeiros cristãos. As crianças devem ser educadas no temor de Deus. Já que o reino de Deis virá em poder, devemos começar com as crianças, ensinando-as desde bem pequenas. Antes de tudo, instrua seus filhos nas coisas espirituais… Árvores novas, apesar de algumas quebrarem no processo, são mais fáceis de serem curvadas e tratadas. Portanto, considere que uma das maiores virtudes na terra é instruir com fidelidade os filhos, tarefa que poucos procuram realizar”. (Martinho Lutero).

As estatísticas apontam que em cada 100 crentes em Jesus Cristo, quando se pergunta com qual idade cada um deles recebeu a Cristo como seu Salvador, mais de 80% afirmam que foi antes dos 15 anos de idade.

Este fato levou os missiólogos a criarem a chamada JANELA 4/14 – um dos maiores desafios missionários para a Igreja nos dias de hoje.

c) Ela pode crer em Jesus

Mt 18:6 “Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim…”

A afirmação de que a criança pode crer em Jesus, é dEle mesmo.

A palavra crer, é a mesma usada por Ele em Jo 3:16 falando com Nicodemos e que também Paulo usou para o carcereiro de Filipos, em At 16:31

A palavra que Ele usa para “pequeninos” é mikros fala da estatura e não do fato de ser novo na fé, um neófito.

d) É abençoado quem a recebe em nome de Jesus:

Mt 18:5 “Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo”.

Você quer ser abençoado por Jesus? Há uma promessa maravilhosa disponível a você, agora mesmo! Basta receber uma criança em Seu nome. É como receber a Ele mesmo. Você gostaria de receber o Senhor Jesus em sua casa, oferecer-Lhe uma refeição? Então, abra a porta do seu coração e também da sua casa, receba crianças em nome de Jesus. Ensine as verdades de Deus para elas. Você será grandemente abençoado por Jesus!

e) Uma criança salva é lucro para governo e para a sociedade:

Você já calculou quanto custa para os cofres públicos manter um adolescente, jovem ou adulto infrator no presídio? Já calculou, além das despesas hospitalares com vítimas de acidentes de trânsito, as que ficam deficientes além das vítimas fatais, causados por motoristas embriagados?

Quando uma criança é conduzida a Cristo, tem sua vida transformada e pode contribuir para o bem-estar na sociedade.

f) A criança pode ganhar sua família para Jesus:

Como o Senhor falou na parábola do semeador, a semente que “caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, a sessenta e a trinta por um”.

• 100%  = sua vida inteira para gastar-se na obra de Deus;

• 60%  = ganhar seus familiares para o Senhor Jesus;

• 30%  = evangelizar e ganhar seus amigos para Jesus;

Como é espetacular o potencial da criança!

O DESAFIO DAS OPORTUNIDADES

Pode-se afirmar que, quantitativamente, o maior desafio para a igreja do Senhor Jesus Cristo nos dias de hoje é alcançar o povo da janela 4/14.

É urgente que as igrejas e organizações missionárias trabalhem com afinco para ganhar o maior número possível de crianças.

A realização de Projetos permite, num curto espaço de tempo, uma ação que pode reunir as mais variadas estratégias:

a) Ministérios no Lar

Culto Doméstico, Classe de Cinco Dias, Classe de Boas Novas, Noite do Vídeo, Noite dos Slides, Festa de Aniversário, etc.

b) Ministérios na Igreja

Escola Dominical, Culto Infantil, Sociedade Infantil, Escola Bíblica de Férias, Encontro de Crianças, Campanha Evangelística, Conferência Missionária, Acampadentro, Grupo Teatral Infantil, Grupo Musical Infantil, Creche, Reforço Escolar, etc.

c) Ministérios em Instituições

Escola de I Grau, Creche, Hospital, Casa Transitória, Orfanato, etc.

d) Ministérios em Acampamentos

Piquenique, Retiro, Temporada de Férias, Acampamento Selvagem, etc.

e) Ministérios Especiais

Curso por Correspondência (Turma da Bíblia), Evangelismo Pessoal, Evangelismo ao Ar Livre, Encontro, Telefone (Tele-história), Rádio, Televisão, Kombi Boas Novas, Visitação nas Casas, Operação Impacto (Blitz), Projeto Especial, etc.

Jesus Cristo retornará em breve e a igreja precisa avançar em todas as direções e alcançar todas as pessoas. Muito trabalho está para ser realizado.

Olhemos com cuidado, com amor, com esperança, com fé e com garra para as crianças.

Que a realização de Projetos Especiais em datas especiais nos permitam avançar para alcançar todas as crianças para Deus com o precioso evangelho de Cristo.

Este é o desafio!

Para saber como realizar Projetos e enfrentar o imenso desafio de alcançar todas as crianças da sua região para Cristo, acesse aqui.

Desenvolvido por REALL Comunicação