Estratégias para Evangelizar Crianças

TURMA DA BÍBLIA (Investigadores)

É um ministério de evangelismo e de discipulado efetivo para crianças.

REÚNA UM GRUPO DE CRIANÇAS EM SEU LAR (pode ser também em outra local de sua escolha) e forme uma TURMA DA BÍBLIA usando a série de Lições INVESTIGADORES DA BÍBLIA.

OBSERVAÇÃO: Essa estratégia pode ser aplicada com crianças numa igreja, escola, (Já tem sido usada durante muito tempo como Curso por Correspondência, enviando as lições pelo correio).

Na TURMA DA BÍBLIA, você reúne as crianças, uma vez por semana, ensina o conteúdo da lição, canta e memoriza o versículo bíblico, aplica o teste da lição para que as crianças respondam e tem um momento de oração com as crianças. Uma preciosa oportunidade para responder às perguntas das crianças e ter um momento devocional com elas. Com envio pelo Correio, este aspecto devocional não acontece.

O encontro com a TURMA DA BÍBLIA é uma vez por semana, e ao final, você pode realizar uma Comemoração Especial para entregar do Certificado do Curso. Alguns fazem até uma festinha com bolo e salgadinhos, convidando os pais para participarem. Muitas igrejas tem usado também esta estratégia, abrindo TURMAS DA BÍBLIA em diversos lares, realizando a festinha de entrega do Certificado na própria Igreja. Uma grande bênção!

Neste formato, ao invés de entregar a lição à criança (em mãos ou pelo correio), aguardar que a criança estude, responda e remeta de volta para ser corrigida, para em seguida você entregar a próxima lição (em mãos ou pelo correio), você as reúne numa TURMA DA BÍBLIA. É bem mais prático, mais barato e mais eficiente.

Você gostaria de começar também um TURMA DA BÍBLIA?
Eis os passos a serem dados:

1. Ore para que o Senhor abençoe:
• com sabedoria quanto a escolha do melhor horário e local.
• com os recursos para ter o material necessário para a realização deste ministério.
• com o apoio da liderança de sua igreja
• com a permissão dos pais para que as crianças convidadas venham participar.
• com um grande desejo no coração das crianças para aprender da Palavra de Deus.

2. Entre em contato com a APEC mais próxima (acesse aqui os endereços) para solicitar a orientação e os materiais necessários para dar início a sua TURMA DA BÍBLIA.

3. Os materiais disponíveis são: Lições com visuais em cartazes, CD de música e roteiro (KIT Professor) 1+ Livro do aluno para entregar um a cada criança e o diploma de conclusão do curso.

5. O KIT para o professor, se desejar utilizar, pode ser adquirido nos campos da APEC ou pela loja virtual da APEC. Pode acessar aqui e solicitar.

3. Com os passos preliminares já dados: local e horário acertado, apoio da Igreja, material da APEC já disponível, faça os convites às crianças.

4. A criança é convidada para participar da TURMA DA BÍBLIA, que pode ser realizada na Igreja, ou num lar, tomando sempre o cuidado de ter o apoio da liderança da Igreja e de ter também um auxiliar para o ajudar.

5. A criança chega para a reunião da TURMA DA BÍBLIA, que acontece sempre no mesmo local, no mesmo dia da semana e no mesmo horário.

6. Estão disponíveis:
> Investigadores da Bíblia – série 1, com 12 lições.
Investigadores da Bíblia – série 2, também com 12 lições.

7. Uma sugestão é usar também a Série dos livros DEVOCIONAIS DAS MARAVILHAS, orientando as crianças a realizarem diariamente o seu momento à sós com Deus.

8. No primeiro encontro mostre às crianças a importância da Palavra de Deus, use cânticos que falem sobre Deus e a Sua Palavra, verifique se todas as crianças já possuem uma Bíblia (fique preparado para emprestar Bíblias àquelas que ainda não têm).

9. Dê uma orientação geral sobre o funcionamento da TURMA DA BÍBLIA, informando que ao final a criança receberá um Diploma.

10. Incentive as crianças a convidarem outras crianças para participarem também, informando que deverão estar presentes no próximo encontro.

O FUNCIONAMENTO DA TURMA DA BÍBLIA
1. As crianças que participaram do Primeiro Encontro e retornaram, recebem o livro INVESTIGADORES DA BÍBLIA (com todas as lições) e colocam nele o seu nome.

2. Caso tenham vindo novas crianças, repasse as informações importantes do primeiro encontro e certifique-se que as novas crianças desejam também participar.

3. Neste segundo encontro, cante com as crianças, memorize o versículo da lição e explique bem a Lição do Curso Investigadores da Bíblia.

4. Dê um tempo para que as crianças leiam a lição do dia, investigando atentamente cada detalhe da mesma.

5. Em seguida peça que as crianças respondam as perguntas da respectiva lição, devolvendo o livro para que a lição seja corrigida.

CORREÇÕES DAS LIÇÕES
1. Há um gabarito com todas as respostas e é muito fácil fazer as correções e colocar a devida nota. (Se preferir, faça a correção de cada resposta, em voz alta, com todos juntos conferindo as respostas e colocando Certo ou Errado. Você pode também trocar os livros entre as crianças e cada um corrige o livro de outro colega).

2. Se as lições forem corrigidas por um auxiliar, aproveite este momento da correção e tenha um tempo de perguntas sobre a lição, certificando-se assim que a sua TURMA DA BÍBLIA realmente investigou bem a lição.

3. Antes de encerrar com um cântico e uma oração desafie as crianças a continuarem pensando no que aprenderam. Que elas meditem na lição durante toda semana e especialmente que memorizem o versículo da lição.

4. No próximo encontro, repasse os pontos principais da lição anterior, verifique se memorizaram o versículo, tire todas as dúvidas, tenha um tempo de louvor e oração e ensine a próxima lição.

O ENCERRAMENTO DA TURMA DA BÍBLIA
1. O livreto deverá ser entregue definitivamente para as crianças somente quando as 12 lições forem concluídas, juntamente com o Diploma.

2. No encerramento, será maravilhoso se for possível promover uma cerimônia de graduação, com a entrega dos diplomas e livretos, na igreja.

3. Um lanche com bolo e suco será muito importante neste momento de formatura e os pais das crianças devem ser convidados. O Pastor da Igreja pode trazer uma palavra especial nesta ocasião.

4. Registre a sua TURMA DA BÍBLIA, inclusive o encerramento, com fotos, vídeos curtos de 2 minutos, e um testemunho escrito de algumas crianças. Estas informações inspirativas podem ser apresentadas na Igreja e também enviadas para a APEC.

5. Prepare o relatório da sua TURMA DA BÍBLIA para ser entregue na Igreja e também enviado para a APEC.

AS CRIANÇAS AMAM PARTICIPAR DE UMA TURMA DA BÍBLIA
Para a criança, ser membro de uma TURMA DA BÍBLIA e ser conhecida como Investigadora da Bíblia e/ou Caçadora da Verdade (nome de outro Curso) é muito emocionante e satisfaz três profundos desejos de seu coração:
1. Criança gosta de pertencer a uma turma.
2. Criança gosta de aprender sobre Deus.
3. Criança gosta de aprender fazendo descobertas.

O fato é que milhares de crianças estão conhecendo a Jesus Cristo como seu Salvador e crescendo nas coisas de Deus, por participarem de uma TURMA DA BÍBLIA. Veja alguns testemunhos:

“Mais uma vez eu gostaria de dizer que você me ajudou muito… Se não fosse por você, eu ainda estaria vivendo num mundo de trevas e não seria salvo. Você me deu a chance de conhecer ao Senhor”.

“Quando eu comecei este curso, era um pecador. Eu louvo a Deus agora porque sou um filho de Deus… Eu tenho Jesus como meu Salvador pessoal”.

“Eu aceitei Jesus como meu Salvador quando estava respondendo às perguntas do questionário. Cada vez que você me ensina uma lição, eu aprendo mais”.

A COORDENAÇÃO DE UMA TURMA DA BÍBLIA
1. Qualquer homem ou mulher nascido de novo pode iniciar uma TURMA DA BÍBLIA. Pessoas já aposentadas podem ter uma grande alegria em coordenar uma TURMA DA BÍBLIA, assim como jovens e adolescentes.

2. É emocionante ver Deus usar pessoas de diferentes idades para ganhar crianças para Cristo, e discipulá-las na Palavra de Deus, usando as lições da TURMA DA BÍBLIA.

3. Uma TURMA DA BÍBLIA ajudará a sua Igreja local a ganhar as crianças, para Cristo, ensinando- lhes as grandes verdades da Bíblia. Cada Igreja poderá ter muitas “TURMAS DA BÍBLIA”, dirigidas e coordenadas por seus próprios membros.

4. Famílias inteiras têm sido ganhas para Cristo por meio da TURMA DA BÍBLIA.

REQUISITOS PARA DAR INÍCIO A UMA TURMA DA BÍBLIA
1. Amor a Jesus e amor às crianças.
2. Conhecimento Bíblico básico.
3. Compromisso para começar e ir até o fim.
4. Tempo de pelo menos 1 (uma) hora semanal para estar com a Turma.
5. Desejo ardente de ser usado por Deus.

RESULTADO ESPERADO
1. Crianças sendo salvas e transformadas por Cristo.
2. Crianças crescendo na vida cristã.
3. Famílias e igrejas abençoadas.

Haverá algo mais emocionante do que ter crianças vindo até você, dizendo: “Você pode me ensinar sobre Jesus? ”
• As crianças estão em toda parte.
• Matricule as crianças de seu relacionamento.
• Matricule seus filhos, netos, sobrinhos e sobrinhas.
• Encoraje as próprias crianças a convidar mais amigos.

Milhares de crianças estão conhecendo a mensagem do evangelho e a Cristo como seu Senhor e Salvador por meio das lições do Programa da TURMA DA BÍBLIA.

ENTRE EM CONTATO COM A APEC MAIS PRÓXIMA
(Acesse aqui os endereços) para solicitar orientação e
os materiais necessários para dar início a sua TURMA.

 

MAIS INFORMAÇÕES:

Se a sua cidade se encontra num dos estados que não tem trabalho da APEC entre em contato:

Pr. Dalierson Sarrazin
WhatsApp: (11) 9.9815-8998 | clique aqui
E-mail: ministerial.apecbr@gmail.com

 

Desenvolvido por REALL Comunicação