Reflexões

31/01/2019

DIAS DIFÍCEIS E DESAFIADORES

Todos querem ouvir boas notícias, bons prognósticos, votos de felicidade e de prosperidade e que tudo será bem melhor, no entanto, sejamos bem sinceros, tudo vai ficar cada vez pior e a pura realidade para ser constatada é que não haverá melhora, pelo contrário, as condições gerais vão se deteriorar e ficar mais e mais difíceis.

O cristão, nascido de novo, comprado e lavado pelo sangue de Cristo, para sair-se vencedor precisa atender a recomendação apostólica: “desenvolvam a sua salvação com temor e tremor, porque Deus é quem efetua em vocês tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Façam tudo sem murmurações nem discussões, para que sejam irrepreensíveis e puros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual vocês brilham como luzeiros no mundo, preservando a palavra da vida.” (Filipenses 2:12-16).

Eis o desafio: estar cheio do Espírito Santo, para seguir a Cristo, permanecer firme na Palavra de Deus e com determinação e coragem anunciá-la.

O ALERTA DO SENHOR JESUS CRISTO

O Senhor Jesus Cristo deixou tudo muito bem explicado. Conversando com os discípulos sobre o futuro ele alertou, entre outras coisas para:

  • O perigo do engano, que chegaria através daqueles que viriam em seu nome.
  • O aumento das guerras e rumores de guerras.
  • Os relacionamentos tornando-se odiosos, traidores e escandalosos.
  • A multiplicação da iniquidade.
  • O esfriamento do amor de quase todos.

A CONSTATAÇÃO DO APÓSTOLO PAULO

O apóstolo Paulo, em sua última carta, escreveu as seguintes palavras a Timóteo: “Mas você precisa saber disto: nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis. Pois os seres humanos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, convencidos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, tendo forma de piedade, mas negando o poder dela. Fique longe também destes.” (2 Timóteo 3:1-5).

É exatamente este quadro do aumento da maldade, da violência, da rebelião, da injustiça, da desintegração familiar, da imoralidade, que está sendo colocado diante dos nossos olhos e também das nossas crianças. As crianças estão na mira de planos malignos para serem corrompidas, o mais cedo possível, em seus corpos, em suas almas e em seus espíritos.

Iremos nos desesperar? De maneira nenhuma. Para uma época assim é que o Senhor nos convoca e a excelência no trato com a criança exige que pais, professores, pastores considerem com muita seriedade e responsabilidade que há um livro, um modelo, um ministério e um programa a ser seguido.

HÁ UM LIVRO

Para ser instrumento sábio nas mãos de Deus, há um livro, a Bíblia Sagrada, que devemos amar, meditar, estudar, guardar e obedecer. A Bíblia é a bússola que nos dirige!

Precisamos pregar a palavra, fazer o trabalho de um evangelista, em qualquer lugar, a qualquer tempo, sem olhar para as circunstâncias, para as aflições, para a incredulidade generalizada.  Numa época em que todos só querem falar e ouvir o que lhes agradam e se recusam ouvir a verdade, ter a Bíblia como prioridade é um grande desafio. Não há livro que seja mais atualizado do que a Bíblia!

Precisamos permanecer alicerçados na Escritura Sagrada que é inspirada por Deus e útil para ensinar, repreender, corrigir e treinar na justiça, tornando os servos de Deus perfeitamente habilitados para o serviço que glorifica ao Senhor. As nossas crianças precisam, não de entretenimento, mas sim de conhecer a Bíblia e por intermédio dela, no poder do Espírito Santo, confiarem em Cristo e terem suas vidas transformadas.

HÁ UM MODELO

Para ser um instrumento sábio nas mãos de Deus, há um modelo para seguir e imitar.

No contexto deste capítulo sobre os tempos difíceis encontramos este preciosa pérola que caracterizava Timóteo e que deve ser a marca dos servos de Deus: “Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, as minhas perseguições e os meus sofrimentos, os quais tive de enfrentar em …… Quantas perseguições sofri! Porém o Senhor me livrou de todas elas. Na verdade, todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (2 Timóteo 3:10-12).

Em todos os continentes a perseguição aos cristão vem aumentando consideravelmente e não estamos livres desta ameaça. Memorizemos desde já a recomendação deixada pelo apóstolo Pedro: “Porque para isto mesmo vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo para que vocês sigam os seus passos. Ele não cometeu pecado, nem foi encontrado engano em sua boca. Pois ele, quando insultado, não revidava com insultos; quando maltratado, não fazia ameaças, mas se entregava àquele que julga retamente, carregando ele mesmo, em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Pelas feridas dele vocês foram sarados. Porque vocês estavam desgarrados como ovelhas; agora, porém, se converteram ao Pastor e Bispo da alma de vocês.” (1 Pedro 2:21-25).

É digno de nota considerar que todos os apóstolos de Jesus Cristo foram martirizados, sendo provavelmente João a única exceção, embora tenha sido desterrado para a ilha de Patmos. Nunca nos esqueçamos que o nosso modelo é Jesus Cristo! Sejamos mais e mais parecidos com Ele. Lembremos que ele nos deixou exemplo para que sigamos os seus passos. Quando teremos condições de falar como Paulo: “Sejam meus imitadores, como também eu sou imitador de Cristo.” (1 Coríntios 11:1)?

HÁ UM MINISTÉRIO

Para ser um instrumento sábio nas mãos de Deus, há um ministério para se cumprir de forma corajosa, zelosa e fiel. As oportunidades não cessaram! A ordem do nosso Grande Comandante continua valendo: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.” (Mateus 28:18-20)

Em relação as crianças, a nova geração que está diante de nós, lembremo-nos da palavra de Jesus aos seus discípulos: “Em verdade lhes digo: se vocês não se converterem e não se tornarem como crianças, de maneira nenhuma entrarão no Reino dos Céus.” (Mateus 18: 3). Não é a criança que tem de se tornar adulta para ser um cristão, pelo contrário, é o adulto que tem de tornar-se como uma criança.

Sabemos que a obra da conversão é uma obra do Espírito Santo. Ele é quem convence do pecado da justiça e do juízo, seja uma criança de três anos, seja um ancião de oitenta anos. No mundo todo, as estatísticas comprovam que a conversão a Cristo e o novo nascimento tem acontecido muito mais frequentemente com aqueles que estão na faixa etária antes dos quinze anos. Trata-se do grupo que tem sido denominado de JANELA 4/14, que compõem cerca de quase 50% da população mundial. São bilhões de crianças.

O desafio missionário para alcançá-las é imenso. Veja na sua vizinhança e na vizinhança de sua igreja quantas crianças há que não sabem nada sobre a salvação em Cristo. Há, portanto, um grande trabalho a ser realizado por aqueles que estão comprometidos em fazer a vontade de Deus – alcançar as crianças com o evangelho, porque compreendem as palavras de Jesus: “não é da vontade do Pai de vocês, que está nos céus, que se perca um só destes pequeninos.” (Mateus 18:14)

Nestes dias difíceis e desafiadores, repensemos a nossa ação evangelística voltada para as crianças:

  • Estamos ganhando as crianças para Cristo em nossos bairros?
  • Será que temos sequer a visão deste imenso campo missionário que está bem diante de nossos olhos?
  • Qual é o tamanho do esforço empreendido para se alcançar as crianças?
  • Minha igreja realiza um trabalho contínuo de evangelização das crianças fora das quatro paredes do templo?
  • Como quantificar o número daqueles que estão entrando nos anos de sua juventude e nunca ouviram a mensagem do Evangelho?
  • Por que razão, na fase da vida quando estariam mais predispostos para ouvir de Cristo e recebê-lo como Senhor e Salvador, bilhões são negligenciados?
  • Como reverter isto? Como mudar a visão? Como sair em busca da nova geração que está chegando?

Nestes dias difíceis e desafiadores, há necessidade urgente de um grande exército de evangelistas de crianças. Onde achá-los? Seria você, que neste momento lê este artigo?

Se você reconhece que os dias são difíceis e se você tem a convicção que o Senhor quer e pode usá-lo, apresente-se agora mesmo ao Grande General. Pode dizer-lhe que está pronto para seguir o modelo dos que andam piedosamente em Cristo. Fique firme, desenvolva-se no amor, no entendimento e na obediência à Sua Palavra e saia para fazer a obra de um evangelista – um evangelista de crianças. As crianças estão esperando por você.

HÁ UM PROGRAMA

Para ser um instrumento sábio nas mãos de Deus, há um programa para desenvolver e que precisa ser executado com excelência. Neste programa há uma só mensagem a ser pregada, que é essa: “arrependimento para remissão de pecados.” (Lucas 24:47) e a fé em Cristo: “pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus” (Efésios 2:8).  Esta é a mensagem para ser anunciada.

Muita gente quer falar de futebol, de ecologia, de política, de responsabilidade social, de cidadania, de engajamento, de psicologia, de filosofia, de prosperidade, etc., etc. Tudo isto está fora do programa. Cura, bem-estar, conseguir um bom emprego, conseguir um carro novo, uma nova casa, “ser cabeça e não cauda”, determinar o que se quer para ficar bem e por cima de todos. Tudo isto está fora do programa.

Certa ocasião, numa igreja em São Paulo, ouvi o pregador ler o texto bíblico a respeito do primeiro milagre realizado por Jesus – a transformação da água em vinho, para depois dizer que Jesus faria um milagre em todos os que estivessem ali naquela reunião, transformando os problemas em grandes bênçãos, a escassez em grande abundância, a tristeza em alegria, etc.,

Como estes “milagres” aconteceriam? Era muito simples: bastava que cada um colocasse num envelope o dinheiro solicitado.

Este dinheiro no envelope e entregue ao pastor, seria como a água colocada no vaso. Depois, o Senhor faria o milagre e abençoaria cada um abundantemente. Daria o melhor vinho. O pregador que trouxe esta mensagem e todos quantos fazem este tipo de pregação são enganadores. Esta é a verdade. Deveríamos após certas mensagens que ouvimos fazer a seguinte pergunta aos pregadores:

– Escuta aqui, você pode me dizer por que não pregou o Evangelho? Por que você não pregou o arrependimento para remissão de pecados e a fé em Cristo?

Quando Jesus Cristo, ressurreto, abriu o entendimento dos discípulos para compreenderem as Escrituras, logo em seguida deixou bem claro o programa ser seguido: “Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo tinha de sofrer, ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia, e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações” (Lucas 24: 45-47).

O apóstolo Paulo sintetizou isto de modo muito claro e simples: “Antes de tudo, entreguei a vocês o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” (1 Coríntios 15:3,4)

Este é o programa para ser desenvolvido em todo e qualquer ministério com as crianças, seja num lar, seja numa igreja, seja numa instituição onde se encontram crianças, seja ao ar livre.

Haveria uma verdadeira revolução na sociedade se as famílias cristãs abrissem as portas de suas casas para que as crianças da vizinhança ouvissem a mensagem, uma vez por semana. A mensagem é uma só, você já sabe. O programa pode incluir memorização de um versículo bíblico, cânticos e uma linda história da Bíblia, bem contada. Escolha um nome para este programa. Que nome você daria para este tipo de programa? Que tal: Clube das Boas Novas?

Se o Programa, por alguma razão, não puder ser realizado numa casa, que tal procurar uma escola ou uma creche, ou até sair pelas ruas para entregar folhetos às crianças, ou até, reuni-las, embaixo de uma árvore, num campinho de futebol, ou noutro lugar ao ar livre e pregar-lhes a mensagem? Mesmo nestes dias difíceis e desafiadores de 2022, há sempre crianças nas ruas que podem ser evangelizadas. Para uma grande parte delas, que tem acesso fácil à tecnologia, o que nos impede de alcançá-las com as verdades eternas da Bíblia Sagrada? “Pregue a palavra, insista, quer seja oportuno, quer não…”, é esta a recomendação em 2 Timóteo 4:2.

Sim, nestes dias difíceis e desafiadores que nos aguardam, Deus tem uma grande obra a realizar. Há um número incontável de pessoas, e de maneira especial, de crianças, que poderão escapar do juízo e da condenação eterna, porque ouvirão do amor de Deus, através de homens e mulheres que:

  • Amam o Livro.
  • Seguem o Modelo.
  • Cumprem o Ministério.
  • Realizam o Programa.

Sim, os tempos são difíceis e trabalhosos, mas pela graça e misericórdia do Senhor serão tempos frutíferos, para a glória de Deus! O fato é que teremos o próprio Senhor Jesus Cristo conosco, quando estivermos buscando as crianças. Foi Ele mesmo quem prometeu: “E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.” (Mateus 28:20).

Desta maneira enfrentaremos os dias difíceis e desafiadores. Basta-nos a presença d’Ele!

Pr. Gilberto Celeti
Missionário da APEC

Desenvolvido por REALL Comunicação