Reflexões

30/07/2021

QUAL SERÁ O MODO DE VIVER DO MENINO? DA MENINA?

Você conhece Manoá?

Manoá era o nome do pai de Sansão, um dos juízes de Israel.

Sansão tem o seu nome citado na preciosa galeria dos heróis da fé de Hebreus: “E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas…” (Hebreus 11:32,33).

Quando o anjo do Senhor traz a notícia que a sua mulher, que era estéril, haveria de dar a luz a um filho, ouve de Manoá uma pergunta muita significativa: “Qual será o modo de viver do menino?” (Juízes 13:12).

Vivemos um tempo em que grande parte da atividade de uma empresa é terceirizada. Esta tendência de “terceirização” alcançou também o âmbito da família.

Poucos são os pais que assumem o compromisso na educação de seus filhos e que estão preocupados em dar uma sólida formação moral aos seus filhos para que estes venham a ter um modo de viver digno e honrado.

Em muito menor número são os pais que, obedientes à Palavra de Deus, transmitem aos seus filhos os fatos a respeito da Pessoa de Deus, do Seu poder e das maravilhas que Deus faz, conforme estabelecido no Salmo 78:4. Pais que se preocupam com uma sólida formação bíblica e espiritual de seus filhos.

Onde estão os PAIS, me refiro aos homens, que demonstram sua preocupação com os filhos, perguntando como Manoá ao Senhor: “Qual será o modo de viver do menino?” Claro que as mamães também devem ter a mesma preocupação, mas como é precioso encontrar um pai como Manoá.

Cada pai, cada mãe, deveria meditar cuidadosamente na Palavra de Deus conforme o texto do Salmo 78, versos 1 a 8, e fazer, em seguida, a si mesmo, a seguinte pergunta: “Será que o meu filho, ou filha, vai colocar a sua confiança em Deus?; ou: “Será que o meu filho, ou filha, será rebelde, de coração inconstante e com um espírito não fiel para com Deus?”

Há necessidade de que a mente e o coração dos pais sejam despertados e de que seus olhos sejam abertos, para importância e urgência de conduzirem seus filhos no CAMINHO em que devem andar. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22.6).

Há necessidade de que a mente e o coração dos pais sejam despertados e de que seus olhos sejam abertos, para que percebam os perigos que seus filhos correm se continuarem a receber as influências tão daninhas do meio que os cerca, tais como:

1 — A música. Você já analisou as letras e as melodias que fazem o maior sucesso e que penetram nas mentes das crianças e adolescentes, induzindo-os à imoralidade, à lascívia, aos vícios, à rebelião, ao suicídio, ao satanismo?

2 — A mídia televisiva. Você já verificou como os programas de maior audiência estimulam principalmente as crianças e adolescentes, à violência, às relações sexuais ilícitas, ao uso de cigarros e bebidas, à crença nas doutrinas espíritas e no ocultismo? As pesquisas indicam que um pouco mais de 85% das crianças, no Brasil, por exemplo, assistem televisão até as 23h30m diariamente.

3 – A internet. Você já constatou com que facilidade as crianças e adolescentes acessam sites de mau conteúdo, que aliciam para a pedofilia, para a imoralidade sexual (homossexualismo e lesbianismo), para o satanismo explícito, para os jogos violentos. E como participam de comunidades onde os temas e comentários são contrários aos princípios da Palavra de Deus? As pesquisas indicam que cerca de 90% das crianças, no Brasil, acessam a internet sem qualquer restrição ou acompanhamento de seus pais.

4 – A literatura. Você já percebeu que os livros dedicados ao público infanto juvenil, que ficam mais tempo entre os mais vendidos têm toques de esoterismo, de ateísmo, de rebelião para com os princípios da Palavra de Deus?

5 – O ensino. Você já verificou a inserção do humanismo, do hedonismo, do relativismo filosófico, de uma atitude anti-Deus nas mais variadas matérias do currículo escolar?

Quanto de tempo será necessário para que os pais
• Conversem com os seus filhos ajudando-os a filtrar a música, a televisão, a internet, a literatura e o ensino, de uma forma crítica, discernindo o que está por trás das aparências?
• Demonstrem aos filhos a devida atenção, amor e companheirismo e assim exerçam uma boa influência?
• Busquem pela oração e meditação na Palavra de Deus, a sabedoria que vem do Senhor para criar os filhos de acordo com as Escrituras?
• Orem pelos filhos e com eles, para que a bênção do Senhor esteja sobre suas vidas?
• Cultuem a Deus junto com os filhos, levando-os ao conhecimento da presença e do temor do Senhor?
• Tenham o prazer e o privilégio de conduzir seus filhos à salvação em Cristo e a crescer na graça e no conhecimento de Jesus?

Diante da pergunta desafiadora e solene: “Qual será o modo de viver do menino?” os pais precisam com urgência levantarem-se para dedicar, consagrar e entregar os seus filhos para que sejam servos fiéis ao Senhor!

Conta-se que um pai disse ao seu filho: “Meu filho eu não espero que você seja um milionário, mas sim um missionário!”

Com que facilidade os pais se gastam e se desgastam para que seus filhos tenham de tudo o melhor, nas áreas da alimentação, do vestuário, da saúde, da instrução, do lazer etc. E no desenvolvimento espiritual da criança? Quão pouco se investe, lamentavelmente!

Hoje são bem raros os pais, que decidem dedicar seus filhos para o serviço do Senhor. E há alguns que o fazem quando os filhos ainda estão no ventre da mamãe. Que preciosidade!

A visão que a seara é grande e que são poucos os trabalhadores, deveria motivar os pais a desejarem e a dedicarem seus filhos para a obra missionária. É muito triste observar que não é isso o que acontece.

“Qual será o modo de viver do menino?” É urgente uma mudança de mentalidade para que nós e nossos filhos obedeçamos a ordem do Supremo Comandante do Universo, o Senhor Jesus Cristo: “Ide e fazei discípulos de todas as nações…” (Mateus 28.18), e assim o evangelho alcance cada povo, cada tribo, cada língua.,

É URGENTE a conscientização de que as crianças que hoje ganhamos para Cristo sejam, desde agora, dedicadas e preparadas para que venham a ter os seus nomes na galeria dos heróis da fé, pela conquista que farão de reinos e nações para o Senhor, mediante a pregação do evangelho.

PAIS, façam agora a pergunta de Manoá: “Qual será o modo de viver do meu filho, da minha filha?”

PAIS, dediquem agora mesmo os seus filhos para que tenham um modo de viver como servos do Senhor e não coloquem nenhum impedimento para que Deus os conduza como missionários que irão até os confins da terra para completar a tarefa que está faltando.

PAIS, mudem agora a sua agenda para que haja nela tempo de qualidade para convívio com os seus filhos, em todas as áreas, mas prioritariamente na educação de seus filhos no CAMINHO (que é Jesus Cristo) em que devem andar.

PAIS, nunca se esqueçam disto: os dias são maus e perigosos, sendo muito mais fácil seguir num caminho largo que conduz à perdição do que ficar firme no Senhor Jesus, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria. Jesus é a Verdade e a fonte da Vida.

Diante da pergunta: “Qual será o modo de viver do meu filho, da minha filha”? que possamos ouvir nitidamente a resposta, de cada pai e de cada mãe: SERÁ CRISTO!

Desenvolvido por REALL Comunicação