Reflexões

30/07/2020

MÃES E PAIS – SEM NOÇÃO OU CONSCIENTES?

Vivemos numa época onde a falta de noção é uma realidade gritante em todas as esferas da sociedade, e em relação à família, muito mais.
O que significa mesmo ser PAI, ser MÃE?
Não pretendo me deter nas MÃES e PAIS SEM NOÇÃO, nem falar daqueles que nem sequer têm NOÇÃO do que significa de fato ser MÃE ou PAI.

Gostaria de destacar o que é positivo, e que mães e pais excelentes e sábios são aqueles que pensam e agem de maneira muito consciente em relação a alguns temas relacionados aos seus filhos.

Sejamos  MÃES e PAIS CONSCIENTES e que DEUS nos ajude a orientar as MÃES e PAIS SEM NOÇÃO!

 

  1. MÃES E PAIS CONSCIENTES SABEM QUE TER FILHOS É BÊNÇÃO DE DEUS

Muitos justificam que não têm filhos pelo medo de não ter as condições adequadas para garantir o desenvolvimento sadio da prole em todas as áreas.

Esta argumentação revela tão somente a ausência de total confiança no Senhor, e a altivez de achar que tudo quanto se consegue é fruto meramente do próprio esforço e empenho, do levantar cedo e do dormir tarde, do trabalho árduo e estafante a cada dia, que é o que se vê tanto no marido como na sua esposa, na grande maioria das famílias, hoje.

Na Palavra de Deus destaca-se o Salmo 127 mostrando claramente que a preocupação excessiva com a subsistência pessoal, da família e da casa é inútil e desnecessária. O Senhor garante tudo quanto é necessário para cada um dos Seus amados.

Este salmo revela também que os “filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá” (verso 3 – NVI) e acrescenta: “como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles” (verso 5).

Esta consciência de que os filhos são herança do Senhor, traz também a compreensão que os filhos não lhes pertencem, e que devem então criar os filhos para Deus, buscando a sabedoria de Deus e da Sua Palavra na tarefa de cuidar e instruir.

Conscientes que os filhos são herança do Senhor encontram encorajamento precioso para desejarem ter filhos (no plural e não no singular).

Hoje o número de filhos de casais cristãos tem diminuído sensivelmente. O que está acontecendo? As mães e os pais não querem ser felizes? Não creem na veracidade da promessa do Salmo 127?

A consciência clara que os filhos serão servos do Senhor, vai motivar e inclinar a mães e os pais a terem mais filhos, de fato a encher a aljava, como afirma a Palavra de Deus.

A grande pergunta quando nasce um bebê, deve ser esta: “O que virá a ser, pois, esta criança?” Sem a preocupação quando à sua profissão ou atividade futura, o fato é que há apenas duas alternativas para esta pergunta: ou será uma pessoa “escrava do pecado”, ou será uma pessoa “serva do Deus Altíssimo”.

A convicção baseada no Salmo 127, conduz as mães e os pais excelentes e sábios a responder da mesma maneira que o sacerdote Zacarias afirmou em relação ao seu filhinho que acabar de nascer. Sim, tinha o seu bebê, João Batista, apenas oito dias e ele ouviu a pergunta: “O que virá a ser este menino” (Lucas 1:66) . O seu pai Zacarias, cheio do Espírito Santo, falou como todas as letras: “E você, menino, será chamado profeta do Altíssimo”! (Lucas 1:76).

Esta convicção que os filhos serão” profetas do Altíssimo” está na consciência dos cônjuges que buscam “encherem” as suas aljavas.

  1. MÃES E PAIS CONSCIENTES SABEM QUE DEVEM INCULCAR NOS FILHOS A PALAVRA DE DEUS

Mães e pais excelentes e sábios têm a alegria e a disposição para compartilhar sobre a fidelidade de Deus aos seus descendentes. “Os pais darão a conhecer aos filhos a tua fidelidade.” (Isaías 38.19b).

Não existe maior privilégio para uma criança do que nascer num lar onde o pai exerce o seu papel de “sacerdote da família” e assume a responsabilidade de criar os seus filhos, de acordo com o mandamento da Palavra de Deus:  “E vocês, pais, não provoquem os seus filhos à ira, mas tratem de criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor.” (Efésios 6.4). Uma observação importante em relação a este versículo é que a palavra “pais” na língua grega aponta apenas para os pais, e não inclui nela as mães. Obviamente papai e mamãe estão juntos nesta preciosa tarefa de inculcar a Palavra de Deus no coração de seus filhos, mas a ênfase sobre a responsabilidade paterna é muito significativa.

Mães e pais excelentes e sábios são conscientes de que o melhor que podem fazer pelos seus filhos, em primeiro lugar e acima de tudo, é amar ao Senhor de todo o seu coração.

Depois, em segundo lugar, por amarem ao Senhor “de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força”, é que terão condições para guardarem a Palavra de Deus em seus corações.

Em terceiro lugar, “porque a boca fala do que está cheio o coração. (Lucas 6.45) dos seus lábios sairá o ensino precioso para os filhos, aproveitando cada momento do dia, exatamente como lemos em Deuteronômio 6.5-7: “Portanto, ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força. Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração. Você as inculcará a seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se”.

  1. MÃES E PAIS CONSCIENTES SABEM QUE PRECISAM DISCIPLINAR OS FILHOS

Mães e pais excelentes e sábios submetem-se à orientação da Palavra de Deus para instruir os seus filhos no caminho em que devem andar. Quando estão submissos à Palavra de Deus estão conscientes que “A tolice está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela.” (Pv 22.15).

Sim, eles conhecem claramente o fato que “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.” (Pv. 29.15). E movidos por amor ao Senhor, à Sua Palavra e ao próprio filho, irão orientá-lo e discipliná-lo, porque têm consciência clara que “o que retém a vara odeia o seu filho; quem o ama, este o disciplina desde cedo.” (Pv.13.24).

De fato, mães e pais sábios temem ao Senhor e à Sua Palavra e conscientes de sua responsabilidade levam à sério as orientações tais como: “Não deixe a criança sem disciplina, porque, se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Você a castigará com a vara e livrará a alma dela do inferno.” (Provérbios 23.13,14). Por isso tratam de criar os seus filhos “na disciplina e na admoestação do Senhor.” (Efésios 6.4b).

  1. MÃES E PAIS CONSCIENTES SABEM QUE DEVEM TER O CORAÇÃO VOLTADO AOS FILHOS

Quando o anjo Gabriel anunciou a Zacarias o nascimento de seu filho, que receberia o nome de João, deu outras afirmações muito significativas: Seria uma pessoa cheia do Espírito Santo desde o ventre materno. Converteria muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. Converteria o coração dos pais aos filhos. Converteria os desobedientes à prudência dos justos. Habilitaria para o Senhor um povo preparado. (Leia Lucas 1.16,17).

Chama a atenção uma de suas tarefas: “fazer voltar o coração dos pais a seus filhos” (Lucas 1.17-NVI).

É muito interessante notar que é exatamente esta mensagem que encerra o Antigo Testamento: “Eis que eu lhes enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor. Ele converterá o coração dos pais aos seus filhos e o coração dos filhos aos seus pais, para que eu não venha e castigue a terra com maldição.” (Malaquias 4:5,6).

Vivemos tempos terríveis e a impiedade cresce assustadoramente. A palavra “maldição” que encerra o Antigo Testamento é muito forte. E o mundo atual está cada vez mais corrompido, afastado do Eterno Deus Criador.

Quanto tempo nos resta ainda? Até quando desfrutaremos da maravilhosa longanimidade do Senhor que estica o “Tempo da Graça”, “não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento”? (2 Pedro 3.8).

Ter o coração voltado para o filho, para que o SENHOR não venha e fira a terra com maldição, é como termina o Antigo Testamento. E o Novo Testamento começa, mais ou menos 430 anos depois de Malaquias, com o anúncio do nascimento de João Batista, que teria como um de seus ministérios, converter o coração dos pais aos filhos.

Mães e pais excelentes e sábios, são conscientes que terem seus corações voltados para seus filhos significa acompanha-los em todo seu desenvolvimento, dando a devida atenção, não terceirizando a sua educação, não deixando-os entregues ao ensino humanista, à tecnologia das mídias sociais, não provocando seus filhos à ira.

São mães e pais que têm condições de não apenas dar o brinquedo, mas também de brincar com seus filhos e filhas. São mães e pais que sabem dialogar, abraçar, orientar, explorar, viajar, chorar, disciplinar, motivar, conviver de maneira honrosa e harmoniosa. Quem tem o coração voltado para o filho jamais terceirizará a sua educação. São mães e pais que leem a Palavra de Deus, que louvam, que oram, que adoram, que servem ao Senhor junto com seus filhos e filhas.

CONCLUSÃO

Que o Senhor possa agir entre o seu povo pelo Seu Espírito, inclinando o coração das mães e dos pais para que, com excelência e sabedoria, sejam conscientes que (1) ter filhos é bênção de Deus, que (2) devem inculcar nos filhos a palavra de Deus, que (3) precisam disciplinar os filhos e que (4) devem ter o coração voltado aos filhos para que seja assim formada UMA GERAÇÃO QUE COLOQUE SUA CONFIANÇA NO SENHOR E QUE COMPLETE A GRANDE COMISSÃO ORDENADA POR JESUS CRISTO – fazer discípulos de todas as nações! (Mateus 28.18-20).

Mães, Avós… Pais, Avôs… Pastores, professores, educadores… Mudemos nossa maneira de olhar para os filhos e filhas, para os netos e netas, e para o futuro. Ao ensinar a Bíblia às crianças, ganhando-as para Cristo, estamos cumprindo um estratégico e maravilhoso serviço para o Senhor. Lembrem das palavras de Josué: “Escolham hoje a quem vão servir.” E que a sua resposta, bem consciente, seja: “Eu e a minha casa serviremos o Senhor.” (Josué 24.15)

MÃES e PAIS, sejam CONSCIENTES com a bênção de DEUS.
E que o SENHOR oriente pela Sua Palavra, como só Ele sabe e pode fazer, as MÃES e os PAIS SEM NOÇÃO!

Gilberto Celeti
Missionário da APEC

Desenvolvido por REALL Comunicação