Reflexões

28/08/2021

O QUE ACONTECERÁ À FUTURA GERAÇÃO?

O QUE ACONTECERÁ À FUTURA GERAÇÃO?

Uma leitura bem atenta do Salmo 78 mostra a possibilidade de surgir dois tipos de geração:

> GERAÇÃO FIEL E OBEDIENTE – Uma geração em que os filhos…… “pusessem a sua confiança em Deus e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos.” (Salmo 78:7)

Para uma geração depositar sua confiança e esperança no Senhor, é de fundamental importância que os pais, especialmente, obedeçam às ordens claras de Deus para que transmitam aos seus filhos o conhecimento e poder de Deus, assim como as maravilhas que Ele realiza (Salmo 78:4-6).

> GERAÇÃO INCONSTANTE E REBELDE – Uma geração “obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus. (Salmo 78:8).

Para surgir uma geração rebelde, basta a negligência em transmitir aos pequeninos as grandezas de Deus, o Seu poder e as Suas obras maravilhosas.

COMO ESTÁ A PRESENTE GERAÇÃO?

Quando se observa a geração de jovens hoje, envolvida com drogas, álcool, sexo, violência, abuso, humanismo, consumismo, seitas falsas e com clara postura contrária a Deus, evidencia-se que houve esta negligência. Estes jovens não foram evangelizados na sua infância.

A impressão que se tem, é que a tarefa da evangelização busca salvar vidas destruídas pelo pecado. Parece até o esforço semelhante a de um pronto-socorro espiritual, para por meio do remédio que cura e liberta, o sangue de Cristo, vidas partidas e machucadas pelo pecado, venham à Salvação. Sem qualquer sombra de dúvida, esta obra é muito necessária e deve ser feita. Louvado seja Deus por isto!

Mas fica aqui a pergunta: Porque não evangelizar os pequeninos, antes que eles caiam num estado de perdição tão triste como hoje se vê na juventude? À medida que as crianças crescem, aproximam-se de uma encruzilhada; de um lado o caminho leva para um abismo de pecado e rebelião e do outro, para uma vida útil e de obediência ao Senhor. Por que não investir com mais entusiasmo e dedicação na evangelização dos pequeninos?

CONSTRUIR MURO DE PROTEÇÃO

Evangelizar crianças é como que construir um muro para evitar que caiam no abismo do pecado. Bendito seja Deus por despertar pessoas para tão nobre tarefa.

Seus filhos, seus sobrinhos, seus netos, as crianças de sua família, de sua igreja, de sua rua, de seu bairro, de sua cidade, de seu país conhecem as grandezas do Senhor, o Seu poder e as maravilhas que Ele realiza?

Ou estas verdades ainda estão encobertas?

> Você contará a elas ou negligenciará esta comunicação?

> Você obedecerá às ordens claras do Senhor ou ficará surdo aos Seus mandamentos?

> Você permitirá que as crianças sigam seus próprios caminhos, sendo atraídas para a perdição do pecado?

> Ou você construirá os muros de proteção, levando-as a depositarem sua confiança e esperança em Jesus Cristo?

Imagine, por uns instantes, o que aconteceria se não ganhássemos as crianças para Cristo e não discipulássemos as crianças salvas nas doutrinas bíblicas? O futuro da igreja e da civilização estaria em jogo, não é verdade?

Um dos fatos mais tristes da Bíblia foi quando surgiu uma geração de israelitas que não conhecia o Senhor, nem as obras que Ele fez a Israel, e então passaram a fazer o que era mau perante o Senhor (Confira em Juízes 2:10,11). Que tragédia!

SER COMO NEEMIAS

Quantos estarão dispostos a ser como Neemias? Os fundamentos que segurarão as próximas gerações estão sendo totalmente abalados. Muitos pais estão falhando, muitas igrejas estão falhando, muitos líderes estão falhando, muitos crentes em geral estão falhando. Quem vai construir o muro de proteção para que não surja uma nova geração rebelde? Quem vai preocupar-se:

> Com a evangelização das crianças.

> Com o discipulado das crianças.

> Com o encaminhamento das crianças à igrejas que creem na Palavra de Deus.

> Com o envolvimento de todos no ministério com crianças.

> Com a qualidade e o conteúdo do ensino que se passa às crianças.

> Em causar um impacto vital na evangelização mundial, através de múltiplos ministérios com as crianças.

Não há mais tempo a perder:

> Com as discussões tolas e inúteis, se uma criança tem idade ou não para entender a mensagem do evangelho. Este tipo de conversa não leva a nada.

> Com programações fúteis que só divertem e passam o tempo, sem que nada de relevante seja ensinado às crianças.

> Com estorinhas, musiquinhas, fantochinhos, palhacinhos, brinquedinhos, desenhinhos, suquinhos, inho-inhos.

Se não construirmos os muros, as crianças entrarão num caminho de rebelião. É urgente que surjam os Neemias! Torne-se um Neemias! Um construtor de muros! Empenhe-se para que a próxima geração não seja uma geração rebelde. Empenhe-se para que a próxima geração coloque em Deus sua confiança.

ATENDENDO AO DESAFIO

Torne-se um Neemias preocupado com as crianças de todo o mundo, de sua cidade, de seu bairro, de sua rua, de seu prédio, de sua casa e construa os muros que impedirão as crianças se tornarem uma geração rebelde amanhã:

> Evangelizando as crianças através do Evangelho do Senhor Jesus Cristo.

> Discipulando as crianças na sã doutrina da Palavra de Deus.

> Integrando as crianças numa igreja evangélica saudável para que possam crescer em sua vida cristã.

O que acontecerá com a presente geração dependerá de nossa atitude com os pequeninos hoje. Contaremos ou encobriremos os fatos sobre o Senhor, sobre Seu poder e sobre Suas Maravilhas?

Atendamos ao desafio de DEUS, por meio de Asafe, que escreveu o Salmo 78:

“Meu povo, escute a minha lei; dê ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei os meus lábios para proferir parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos. O que ouvimos e aprendemos, o que os nossos pais nos contaram, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à geração vindoura os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez.” (Salmo 78:1-4).

Obedeçamos já, antes que seja tarde demais!

Pr. Gilberto Celeti

Missionário da Apec
E-mail: gilceleti@gmail.com

Desenvolvido por REALL Comunicação