Reflexões

05/12/2021

NATAL – O MISTÉRIO DA PIEDADE

“Sem dúvida, grande é o mistério da piedade: ‘Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, visto pelos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.’” (1 Timóteo 3:16).

Pensemos por alguns instantes naquele que foi manifestado na carne – Jesus Cristo! Ele é identificado nas páginas do Evangelho segundo João como o VERBO: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (João 1:1-3,14).

Como explicar o Milagre da Encarnação do Verbo? É como o Milagre da Criação do Universo! Extraordinário! E só podemos afirmar: “Pela fé, entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não são visíveis.” (Hebreus 11:3). Da mesma maneira, pela fé, entendemos que o Criador se fez homem!

Nunca nos esqueçamos do texto de Gálatas 4:4,5: “Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.”

O Mistério da Piedade significa que o Criador cumpriu a Sua promessa dadas a Adão e Eva, de que um descendente da mulher viria, esmagaria a cabeça de satanás, pagaria o devido preço do resgate, e salvaria o homem perdido.

Como explicar também o Milagre da Adoção, de sermos agora, em Jesus Cristo, filhos de Deus? E João iniciando o seu Evangelho, falando da vinda de Jesus Cristo ao mundo deixou bem claro que: “O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por meio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1:10-13).

É tempo de Adorar ao Deus Triúno, o Pai, o Filho e o Espírito Santo e louvá-lo e agradecê-lo:

  • Pela bênção de reconhecê-lo como o Todo poderoso Criador.
  • Pela bênção de reconhecer Jesus Cristo como o Verbo Encarnado.
  • Pela bênção de ser adotado como filho de Deus, pela ação poderosa do Espírito Santo.

CELEBREMOS O NATAL DIGNAMENTE!

Precisamos celebrar o NATAL dignamente, lembrando quem é Aquele que nasceu em Belém, como Ele nasceu e por quê:

  • “E vocês sabem que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado.” (1 João 3:5).
  • “Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.” (1 João 3:8)
  • “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.” (1 João 4:9)
  • “E nós temos visto e damos testemunho de que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo.” (1 João 4:14).

Jesus veio na mais profunda humilhação – Senhor que se fez servo! Jesus é o Verbo Eterno, o Filho de Deus que se fez homem. “Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele renunciou a tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte – morte de cruz. Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai” (Filipenses 2.6-11 – Linguagem de Hoje). 

  • Olhemos para Deus com fé e gratidão. Não poderíamos jamais imaginar receber um presente assim tão maravilhoso.
  • Olhemos para nós mesmos e reconhecendo a nossa insignificância e fragilidade. Aprendamos a ser humildes como Jesus.
  • Olhemos para o próximo ao nosso lado e ao nosso redor com amor e consideração, promovendo a reconciliação e o perdão.
  • Olhemos para o mundo perdido e que sofre por não conhecer Quem, Como e Porque Jesus nasceu em Belém, e movidos de compaixão comuniquemos a boa nova da salvação com muito mais empenho.

ANUNCIEMOS O MISTÉRIO DA PIEDADE

Estamos em Dezembro e na data que se convencionou chamar de Natal, é importante aproveitá-la para dizer a alto e bom som, ser esta a data mais significativa, em todo o mundo. Sim este fato precisa ser conhecido e anunciado – Nasceu Jesus Cristo, o Verbo de Deus encarnado!

Grande! Grande! Grande!
Grande é o mistério da piedade!
Venha! Venha! Venha!
Venha e conheça toda a verdade:
Natal! Natal! Natal!
O Verbo de Deus, Criador do mundo,
Natal! Natal! Natal!
Veio qual bebê, homem se tornou!
Grande! Grande! Grande!
Grande é o mistério da piedade!

“Então Maria deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou o menino e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” (Lucas 2.7).

Todos já estão dizendo a todos: FELIZ NATAL! A influência cultural do cristianismo é muito forte em todo o mundo e todos sabem que Natal é a data que os cristãos usam para comemorar o nascimento de Jesus Cristo.

É claro que há uma ênfase nos aspectos externos com relevância para os aspectos festivos e consumistas e que o verdadeiro sentido do Natal acaba se perdendo. Não há lugar para a essência do Natal!

Quem mais gosta da festa do Natal são as crianças. Vamos neste mês de dezembro:

  • Realizar encontros de Natal – O Natal chegou! É tempo de anunciar as boas novas da salvação às crianças. Façamos programações especiais, aproveitando a oportunidade natalina, em nossa rua, em nosso prédio, em nossa vizinhança, onde for possível. Quantos mais encontros de Natal fizermos, mais crianças descobrirão que Deus as ama com amor eterno!
  • Orar pelas crianças que vivem em países onde não há liberdade para que comemorem o Natal – o Natal chegou! Como as crianças da Coreia do Norte, Afeganistão, Somália, Líbia, Paquistão, Eritreia, Iêmen, Irã, Nigéria, Índia, Iraque, Síria, Sudão, Arábia Saudita, Maldivas, Egito, China, Mianmar, Vietnã e Mauritânia. Ore pela APEC que atua nesta região do mundo.
  • Renovar os compromissos diante do SENHOR, de fazer com muito mais amor e dedicação a obra para a qual ele nos chamou – o Pastoreio das crianças, que envolve a evangelização das crianças, o discipulado das crianças, a proteção das crianças dos ataques do inimigo, a integração das crianças em Igrejas Bíblicas e Cristocêntricas.

Sendo assim, e de fato, só assim, podemos dizer: FELIZ NATAL!

E ATÉ QUANDO CELEBRAREMOS O NATAL?

Na carta aos Efésios lemos que Deus “nos revelou o mistério da sua vontade, segundo o seu propósito, que ele apresentou em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra.” (Efésios 1:9,10).

Sabemos que a plenitude do tempo chegou, quando Jesus Cristo nasceu. Desde então e até hoje, vivemos um período da história que é chamado de “os últimos dias”. No momento em que Jesus nasceu e entrou na história o tempo do fim de todas as coisas chegou. E como deixou bem claro o apóstolo Pedro: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a julguem demorada. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. Porém, o Dia do Senhor virá como um ladrão. Naquele dia os céus passarão com grande estrondo, e os elementos se desfarão pelo fogo. Também a terra e as obras que nela existem desaparecerão. Uma vez que tudo será assim desfeito, vocês devem ser pessoas que vivem de maneira santa e piedosa, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus. Por causa desse dia, os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos se derreterão pelo calor. Nós, porém, segundo a promessa de Deus, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça.” (2 Pedro 3:8-13).

A paciência e a longanimidade de Deus, em permitir que cheguemos ao final de 2021 é maravilhosa. Ainda é tempo de salvação, ainda é tempo de pessoas se arrependerem de seus pecados, ainda é tempo de pessoas confiarem no amor de Deus, crendo em Jesus Cristo, o Seu filho unigênito. Mas este tempo da oportunidade passará. Será que haverá Natal ao final de 2022? Venha, enquanto é tempo, e receba a Cristo!

“Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a remissão dos pecados. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para ter a primazia em todas as coisas. Porque Deus achou por bem que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.” (Colossenses 1:13-20).

Este é O MISTÉRIO DA PIEDADE!

Os que o conhecem vivem de maneira santa e piedosa, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, segundo a promessa de Deus, esperando novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça.” (2 Pedro 3:12-13).

São estrangeiros e peregrinos neste mundo e sabem que pertencem a Deus, “em Cristo Jesus, o qual se tornou para “eles”, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e redenção, para que, como está escrito, “aquele que se gloria, glorie-se no Senhor”. (1 Coríntios 1:30,31).

Sendo assim, e de fato, só assim, podemos dizer: FELIZ NATAL!

Pr. Gilberto Celeti
Missionário da APEC
E-mail: gilceleti@gmail.com

Desenvolvido por REALL Comunicação