Reflexões

05/03/2016

MARCHEMOS EM BUSCA DAS CRIANÇAS 2 A grande marcha das crianças

No artigo anterior falamos da expectativa de ver, antes da volta de Cristo, uma grande multidão sendo salva por Cristo – uma grande colheita sendo feita na seara do Senhor – especialmente entre as crianças. E deixamos um apelo: Marchemos em busca das crianças!

Apesar de todo o esforço e empenho para se alcançar o maior número possível de crianças, e bem sabemos que muito mais poderia ser feito, o fato é que há milhões de crianças que ainda não ouviram a Mensagem do Evangelho.

Para se ter uma ideia de quão grande é o campo missionário da JANELA 0/ 14 aqui no Brasil, imaginemos que todas as crianças de zero a catorze anos de idade se reunissem para fazer um desfile e nós fossemos convidados para assistir a grande marcha das crianças.

Embora esta marcha seja hipotética, não se pode negar que a nova geração está desfilando, literalmente, diante de nós, das nossas casas, de nossas igrejas todos os dias. Imaginemos, no entanto, que estes quase 60 milhões de meninos e meninas do Brasil estejam agora passando diante de nossos olhos, em grupos de quatro em quatro, a cada quatro segundos.

Cada vez que contássemos um, dois, três, quatro… quatro crianças passariam! Quanto tempo você acha que levaria para que todas as crianças brasileiras passassem? Fez as contas?

No primeiro minuto seriam 60 crianças. Na primeira hora seriam 3.600 crianças. No primeiro dia seriam 86.400 crianças. No primeiro mês seriam 2.592.000 crianças. Passariam durante um ano inteiro, nesta cadência, 31.104.000 crianças. Ficaríamos um ano e onze meses, para vê-las passar todas, de quatro em quatro, a cada quatro segundos.

Dá para ter uma ideia do imenso desafio que é alcançar esta geração para Cristo? As crianças, por exemplo, que iniciassem a marcha com dez anos chegariam ao final com doze. Que desfile fantástico.

Agora, na marcha da vida, o fato é que há sempre novas crianças chegando. Esta procissão não termina nunca. Enquanto são crianças estão muito mais acessíveis para ouvir sobre o Criador, sobre o amor de Deus, sobre a vinda de Jesus Cristo, o Filho de Deus, para ser o Salvador. E não só estão mais prontas para ouvir, como também para crer em Cristo e recebê-lo como o Senhor de suas vidas.

Já vimos, no artigo anterior, que as estatísticas apontam que a grande maioria das conversões a Cristo ocorre antes que uma pessoa complete 15 anos de idade. O fato é que quanto mais uma pessoa avança em sua idade, mais e mais o seu coração fica endurecido e resistente ao evangelho.

Se uma pessoa não vier a Cristo antes dos 15 anos de idade, dificilmente o fará mais tarde. Que tragédia viver a vida longe de Deus, na escravidão do pecado, com o vazio imenso no fundo da alma e um final de perdição eterna.

Muitos pastores, líderes, professores, pais e crentes estão simplesmente parados, observando as crianças “passarem”. Elas passam diante de nós, passam na porta de nossas casas, e de nossas igrejas e nós simplesmente não as levamos em consideração. Agora estão prontas para ouvirem

Logo mais este interesse diminuirá sensivelmente.

É necessário e urgente renovar a paixão pela evangelização e discipulado das crianças!

(continua no próximo número)

Gilberto Celeti
superintendencia.apec@apec.com.br

Desenvolvido por REALL Comunicação