Reflexões

24/12/2018

ESTRATÉGIA REVOLUCIONÁRIA – EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS

É URGENTE ganhar as crianças ao redor da igreja para CRISTO!

1. A FALTA DE VISÃO DA NECESSIDADE DE EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS

Realizamos recentemente uma pesquisa com a seguinte pergunta: Em sua opinião qual é a porcentagem de crianças, de sua cidade, que participa de alguma atividade promovida por uma igreja evangélica:

(  ) De 0% a 25%? – (  ) De 25% a 50%? – (  ) De 50% a 75%? – (  ) De 75% a 100%?”

No final da pesquisa, o resultado foi:

> 54% responderam que é de 0% a 25% a porcentagem de crianças alcançadas pela Igreja Evangélica.

> 32% afirmaram que o alcance das crianças pela Igreja Evangélica chega a ser de 25% a 50%.

> 12% disseram que este alcance fica entre 50% e 75%;

> 2% apenas acharam que 75% a 100% das crianças da cidade são alcançadas pela Igreja.

É claro que as respostas representaram simplesmente a opinião de algumas pessoas. Elas não são de um censo oficial. Chegaram de diferentes lugares e não representam a totalidade do nosso país.

No entanto, estes números refletem uma realidade: É bem pequeno o esforço das Igrejas Evangélicas para alcançar as crianças na sua própria vizinhança.

2. ESTRATÉGIA REVOLUCIONÁRIA – GANHAR AS CRIANÇAS PARA CRISTO!

Ao tentar descobrir as causas desta indiferença quanto ao alcance das crianças, afirmamos que uma das principais razões é a falta de percepção que as crianças necessitam de evangelização.

Diante das palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus” (Marcos 10:14), há uma compreensão generalizada e equivocada de que as crianças já estão salvas e não precisam, portanto, ser evangelizadas.

É muito interessante observar que, na ocasião em que o Senhor Jesus disse aquelas palavras, Ele estava indignado com os Seus discípulos, cuja atitude era a de impedir que as crianças viessem a Ele.

E é exatamente com base nessas palavras de Jesus que reside esta compreensão errada que ainda hoje impede que as crianças sejam evangelizadas.

A Nova Tradução da Linguagem de Hoje (SBB) assim apresenta o texto: “… algumas pessoas levaram as suas crianças a Jesus para que Ele as abençoasse, mas os discípulos repreenderam aquelas pessoas. Quando viu isso, Jesus não gostou e disse: Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nEle. Então Jesus abraçou as crianças e as abençoou, pondo as mãos sobre elas” (Marcos 10:13-16).

Veja bem que Jesus não está dizendo que o Reino de Deus é das crianças e sim daqueles que são como as crianças, ou daqueles que recebem o Reino de Deus como uma criança. Ela precisa receber o Reino de Deus e o adulto, ao fazer o mesmo, deve fazê-lo como uma criança.

Um fato que não recebe a devida atenção é que as crianças são mais receptivas ao evangelho do que os adultos. Há uma cegueira generalizada para esta realidade. A criança é humilde e não está enredada por pecados graves e pela sedução do mundo. Quanto mais uma pessoa avança em sua idade, mais dificuldade terá para confiar somente em Cristo e ser salva.

As estatísticas apontam que em cada 100 crentes nascidos de novo pela fé em Cristo,

  • 4% creram em Cristo após os 30 anos de idade;
  • 10% creram entre 15 e 30 anos;
  • 85% creram entre 4 e 14 anos e
  • 1% creu antes dos 4 anos.

Medite nesta afirmação de George Barna: “Se uma pessoa não for levada a Cristo até os 18 anos, as chances desta pessoa se converter é de 6 a 8% apenas”.

Em 1979, que foi denominado o Ano Internacional das Crianças, a APEC/Brasil realizou o seu primeiro congresso, na Igreja Batista de Vila Mariana, com este tema: “SINAL VERDE PARA A EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS” com esta divisa: “Evangelize hoje o homem de amanhã!”

Agora, ao completar 80 anos, a APEC/Brasil realiza o seu primeiro congresso on-line, na Igreja Presbiteriana de Vila Mariana, com este tema: “ABRE MEUS OLHOS” com esta divisa: “Senhor, peço-te que abras os olhos dele para que veja. O Senhor abriu os olhos … e ele viu.” (2 Reis 6:17)

3. ESTRATÉGIA REVOLUCIONÁRIA – OLHAR PARA AS CRIANÇAS DO BAIRRO

> Quando será que os crentes e as Igrejas, que ainda não acordaram para esse fato, olharão para as crianças ao seu redor e investirão numa estratégia para alcançá-las
> Quando ouvirão o apelo do Senhor: “Deixem que as crianças venham a mim”?
> Quando será vista a excelência numa ação evangelizadora das crianças. Numa atitude de receber, de abraçar e de abençoar as crianças?

Olhe bem para a quantidade de crianças ao seu redor e responda:
> Que porcentagem destas crianças pode ser alvo do esforço missionário seu e de sua Igreja?
> Que estratégia pode ser utilizada?
> Como despertar os crentes para esta preciosa tarefa?
> Como dar a devida orientação e capacitação para o evangelismo das crianças

4. ESTRATÉGIA REVOLUCIONÁRIA – SINAL VERDE PARA A EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS

Estas perguntas exigem AÇÃO e há tanto que se pode fazer para alcançar o maior número possível de crianças:

  • EBF´s, nas igrejas nos períodos de férias escolares.
  • Clubes Bíblicos, nos lares cristãos, nas férias ou semanalmente.
  • Campanhas Evangelísticas, no mês da criança.
  • Projeto “Bola que Fala”, com o programa Sou do Time de Deus.
  • Turmas da Bíblia com o Programa “Investigadores da Bíblia”.
  • Aulas Semanais, em Creches e em Escolas.
  • Retiros em Acampamentos, em finais de semana.
  • CRIANÇAS EM AÇÃO: Uma excelente e frutífera estratégia é treinar as crianças já salvas da própria Igreja para que elas mesmas ganhem os seus amigos para Cristo.

Medite nesta afirmação de George Barna: “Uma criança conduzindo seu coleguinha aos pés de Jesus para uma experiência transformadora é um dos meios mais eficientes e produtivos de evangelismo no país”.

“Jesus abraçou as crianças e as abençoou, pondo as mãos sobre elas” (Marcos 10:16). Está na hora de fazer o mesmo para que numa próxima pesquisa possamos nos alegrar e constatar que, pelo menos, mais de 50% das crianças da nossa vizinhança e da nossa cidade são abraçadas e abençoadas por Jesus, por nosso intermédio.

5. ESTRATÉGIA REVOLUCIONÁRIA – USE A APEC COMO SUA PARCEIRA

A APEC mais próxima de você e de sua igreja está pronta para cooperar na formação de uma estratégia revolucionária para o alcance das crianças do seu bairro e sua cidade.

A visão da APEC é exatamente esta: Cooperar com a Igreja para que as crianças: (1) sejam evangelizadas, (2) sejam discipuladas e (3) sejam integradas à Igreja, o Corpo de Cristo.

A missão da APEC inclui:

  • Capacitar pessoas para o trabalho da evangelização e discipulado das crianças que não estão vindo à igreja, e por meio das crianças, os pais são também alcançados.
  • Desenvolver ministérios especiais para o alcance das crianças.
  • Produzir material didático ilustrado, bíblico, evangelístico com conteúdo e criatividade, que possa ser usado na obra missionária com as crianças.

Que breve, uma nova pesquisa seja feita e que este quadro colocado no início desta matéria seja melhorado e possamos ver uma porcentagem bem maior, se possível chegando aos 100% de crianças da vizinhança da igreja sendo alcançadas com a Palavra de Deus e a mensagem do Evangelho.

Tudo isso, unicamente para a GLÓRIA DE DEUS!

Lembremo-nos que “As crianças são as mensagens viventes que mandaremos para uma época futura, na qual não estaremos.” (Samuel Libert)

Gilberto Celeti
E-mail: gilceleti@gmail.com
superintendente nacional da APEC – Aliança Pró Evangelização das Crianças

 

 

Desenvolvido por REALL Comunicação