Reflexões

31/03/2021

Década do Pastoreio 4 – O Pastor alimenta o cordeiro de Cristo

Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, você me ama mais do que estes? Disse ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse Jesus: Cuide dos meus cordeiros” (João 21:15).

Os pastores de  crianças precisam tornar a doutrina acessível; essa será a parte principal do seu trabalho.

Ensinar aos pequenos a verdade completa. Os cordeirinhos de Jesus têm que crescer, aumentando a capacidade de saber, de ser, de fazer, de sentir, portanto, precisam ser bem alimentados e bem instruídos.

As crianças salvas correm o risco de que sua fome seja satisfeita com a mentira, com o erro, com a má doutrina. O inimigo fará de tudo para ganhar as mentes das crianças. Nós temos que chegar primeiro e ganhar os corações dos pequenos com a mensagem de Deus.

Infelizmente, o que vemos hoje são cordeiros e ovelhas sem pastoreio algum, sem alimento. É a época do alimento desprovido de nutrientes e que provoca doenças como câncer e diabetes. Só coisas gostosas e atraentes, lanches, doces, bebidas efervescentes, e tanto mais. Hoje, o que se vê é show, atração, brincadeiras, festas. Onde estão os púlpitos?

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22:6) Talvez este versículo seja um dos mais conhecidos e citados quando o assunto é a criança. No entanto, até que ponto acreditamos em sua afirmação e agimos de acordo? O que, de fato, é ensinado à criança hoje?

Entremos, por um momento, numa casa cujos pais estão com os filhos nos primeiros anos de sua vida, talvez um deles já iniciando sua experiência na escola. Quais brincadeiras e brinquedos atraem estas crianças? Quanto tempo de conversação os pais têm com os seus filhos? Em que momento todos se reúnem para oração e leitura da Bíblia? Será que a família tem tempo para conversar? Será que faz suas refeições diante da televisão? Será que essas crianças ficam totalmente “ligadas” nos games, nos programas de TV, nos jogos da Internet?

Que tipo de ensino (ALIMENTO) as crianças recebem?

Entremos, também, numa sala de aula. Que tipo de ensino as crianças recebem? Será que ouvem que o mundo surgiu por acaso? Ou na sequência de um processo evolutivo? E que não existe um Criador?

E se entrarmos numa igreja local, encontraremos crianças sendo devidamente orientadas quanto à pessoa de Deus? Quanto ao Evangelho todo da salvação em Cristo? Quanto ao valor e à riqueza da Bíblia, a Palavra de Deus? Ou será que encontraremos apenas entretenimento sem conteúdo e professores despreparados? O que, afinal, está sendo colocado nas mentes das crianças?

Para atrair as pessoas, principalmente as crianças, a Igreja está mais empenhada em divertir os seus pequenos. O que mais se vê é um programa atrativo, cheio de atividades interessantes, com barulho, muito movimento, novidades e surpresas. Metodologias com características inovadoras têm surgido. Algumas excelentes, outras nem tanto assim. Metodologias são muitas bem vindas! De qualquer forma, independente da metodologia escolhida o fundamental é: existe um conteúdo bíblico consistente?

As aulas para as crianças precisam ter conteúdo bíblico, ensino sério sobre a pessoa de Deus,  dependência e presença do Espírito Santo, seriedade, respeito, reverência.

As pessoas procuram métodos inovadores, visuais que impressionam, músicas que tenham ritmo e barulho, atividades com movimento, atividades manuais excêntricas… mas não estão preocupadas com o genuíno leite espiritual. (1 Pedro 2:2).

Onde está o ensino que vai livrar a criança do inferno? (Mateus 10:28) Onde está o ensino que vai livrar dos enganos de Satanás? (1 Timóteo 4:1) Onde está o ensino que vai fazê-la andar no caminho certo mesmo na velhice? (Provérbios 22:6) Onde está o ensino que a conduz ao Príncipe da verdadeira Paz? (Isaías 9:6).

Não se trata de ser contra brincar, fazer atividade manual, cantar com ritmo e barulho, nem mesmo contra a diversão!  Pelo contrário, tudo isso é importante. O fundamental é colocar, nas programações, em primeiro lugar, o ENSINO DE DEUS.

As crianças precisam aprender a Cosmovisão Bíblica – o plano de Deus na história.

São muitas as cosmovisões, cada qual com suas especulações, teorias, conceitos mirabolantes e até fantasiosos. Uma forma bem simples de se entender o que é COSMOVISÃO é só buscar quais as respostas que são dadas às seguintes perguntas: De onde eu vim? Quem eu sou? Onde eu estou? Para onde eu vou?

Responder as quatro perguntas acima, à luz da Bíblia, a Palavra de Deus, com a compreensão clara e com a convicção firme que as suas verdades são verdades absolutas, é afirmar qual é a Cosmovisão Bíblica e Cristã. Não só afirmar, mas viver em função destas afirmações.

Sem dúvida viver coerentemente com as verdades bíblicas implícitas nas resposta à estas quatro perguntas, é viver remando contra a maré. O fato é que andar de acordo com a cosmovisão bíblica e cristã, é andar como Jesus andou e isto traz oposição e perseguição. É viver no que chamaríamos de contracultura.

Eis alguns pontos básicos que as crianças precisam conhecer:

1. Que o universo veio a existir pela vontade, sabedoria e poder do Deus Triúno, Pai, Filho e Espírito Santo. Sem assim o homem foi criado por Deus.

2. Que o presente estado em que nos encontramos tem tudo a ver com o fato da desobediência e queda do ser humano, que foi criado à imagem e semelhança de Deus e se encontra agora num estado de pecado.

3. Que o desenrolar da história da humanidade está debaixo do controle de Deus.

4. Que nesta história, Deus desenvolve o seu projeto eterno da redenção do homem, através da pessoa e da obra de seu Filho Jesus Cristo.

5. Que Deus se revela ao homem através da Criação, da Providência, da Sua Palavra e de Jesus Cristo.

6. Que ao longo da história dois tipos distintos de pessoas tem andado sobre a face da terra, aqueles que viram as costas para o Criador e vivem para a satisfação dos seus desejos, chamados de uma geração má e perversa, que estão em Adão; e aqueles que ao contrário, são chamados de uma geração que busca a Deus, que arrependidos de seus pecados, confiam em Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e que ao O receberem como Seu Senhor e Salvador, nasceram de novo e estão agora em Cristo.

7. Que o destino final dos que estão em Adão é estarem banidos da presença do Senhor por toda a eternidade. E que o destino final dos que estão em Cristo é estarem gozando da presença do Senhor por toda a eternidade.

Onde estão os pastores de crianças que vão ajudar e incentivar as crianças a memorizarem versículos bíblicos? A cantarem músicas com conteúdo cristão? A conhecerem o Evangelho e a doutrina através de lições bíblicas bem preparadas? A direcionar toda e qualquer atividade para o ensino, fixação e prática da Palavra de Deus, a Bíblia?

A Bíblia, a Palavra de Deus deve ser o alicerce de todo o ministério de ensino para a nova geração.

Embora um programa de ensino para crianças envolva cânticos, oração, memorização de versículos bíblicos e atividades de recapitulação; os líderes, pais e professores precisam ter em mente que a Bíblia, a Palavra de Deus, deve sempre ter o papel central no ensino.
O foco é sempre o de ensinar a Palavra de Deus às crianças e as verdades contidas na lição.
Pastores de crianças precisam verdadeiramente crer que a Bíblia é a revelação escrita de Deus e é verbalmente inspirada.

Pastores de crianças sabem que:

> Deus ordena o ensino da Sua Palavra
> Deus abençoa o ensino da Sua Palavra
> A Palavra de Deus é poderosa
> Só podem ensinar o que realmente sabem

Gilberto Celeti
Missionário da APEC

No próximo número falaremos do pastor que protege os seus cordeirinhos.

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