Reflexões

25/09/2019

CONSTRUTORES DE MUROS 7

CONSTRUTORES DE MUROS – 7
Os muros seguros do amor de Deus

Continuando a série CONSTRUTORES DE MUROS, consideremos agora a realidade da queda do homem. Que tragédia, deixar de atender à voz do Criador para dar ouvidos à voz da serpente. Indiscutivelmente é isto que vem acontecendo ao longo de toda a história humana.

Em nossos dias observamos nitidamente as marcas da queda nos seguintes fatos:

  1. A família desestruturada e enfraquecida.
  2. A violência aumentada assustadoramente.
  3. A moralidade desaparecida dando lugar as mais absurdas perversões sexuais e ao surgimento de homens afeminados e mulheres masculinizadas.
  4. A busca desenfreada de felicidade onde só se encontra a infelicidade: alcoolismo, droga, riqueza, egoísmo, poder, status etc.

Bem que podemos afirmar que os muros do altruísmo, do idealismo, do amor que se doa pelo outro, desinteressadamente, simplesmente ruíram, e vemos surgir uma geração que não encontra nada pelo que vale a pena lutar.

E por que isso acontece? Em toda a história encontramos esta mesma falha: Pais que conhecem ao Senhor, não O obedecem quando a ordem clara é de transmitir aos seus filhos os louvores do Senhor, o Seu poder e as maravilhas que Deus realiza. Lamentavelmente, pela falha dos pais, os filhos não são conduzidos a Jesus Cristo, o Caminho pelo qual devem andar, a Verdade, pelo qual devem lutar, a Vida pelo qual devem viver.

Pais construtores de muros é o que precisamos hoje, com urgência!

Pais que levem seus filhos a

1ª) Conhecer e experimentar o amor de Deus.

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8).

Os pais precisam desfrutar do amor de Deus, tendo a Cristo Jesus como seu Salvador pessoal e demonstrar este amor na esfera no lar, quando seus filhos são pequeninos. Compartilhar sobre o amor de Deus aos pequenos e viver uma vida de compromisso com a Palavra, fará diferença na formação das crianças.

“O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo o disciplina”; “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe” (Pv 13:24; 29:15).

Uma prova de amor genuíno passa por uma postura de responsabilidade na criação dos filhos, jamais deixando-os entregues a si mesmos, pelo contrário, estabelecendo as regras e os limites, disciplinando caso estes sejam quebrados. Isto é amor. Amor que trabalha para eliminar o próprio egocentrismo do coração.

Gastar tempo com os filhos para brincar, passear, comer, conversar e, acima de tudo, para cultuar a Deus também é prova de amor. Se isto for assumido com responsabilidade, evitará que muito do tempo da criança seja gasto inutilmente, sob a influência da mídia, tão perniciosa.

Há ainda outra maneira de provar o amor: conduzir os próprios filhos a receber Jesus como seu Salvador pessoal, fazendo-os entender o que é pecado, que eles são pecadores por natureza, quem é Deus, quem é Jesus Cristo e qual a solução divina para o problema do pecado, que é a morte e a ressurreição de Jesus.

Uma criancinha devidamente orientada pode ser tocada pelo Espírito Santo e receber a Cristo como seu Salvador. Eis aí uma criança feliz, porque sabe que é amada, não apenas por seus pais mas também pelo próprio Pai celestial. Ela sabe também que, por ser agora filha de Deus, pertence a uma família muito mais ampla, a família de Deus, a Igreja do Senhor.

Gilberto Celeti
(continua no próximo número…)

 

Desenvolvido por REALL Comunicação