Reflexões

31/12/2015

BEM AVENTURANÇA NO TRABALHO COM AS CRIANÇAS

O que faz toda diferença no ministério com as crianças é exatamente ter o coração cheio de amor para com Jesus. Quando esfriamos no amor ao Senhor, esfriamos também no pastoreio das crianças.

SEJA BEM-AVENTURADO NO MINISTÉRIO COM AS CRIANÇAS! 

O ministério com as crianças, seja como pais, como educadores, como pastores, é um ministério de grandes lutas, especialmente para os sabem da necessidade urgente de evangelizar as crianças, isto é, levá-las à salvação em Cristo, e não meramente tentar igrejá-las.

As crianças estão sendo alvo de ataques violentos das forças malignas e Deus nos convoca para servi-lo exatamente agora. Precisamos agir, e agir rapidamente.

Deus deseja nos abençoar para que tenhamos um ministério frutífero como evangelistas e discipuladores de crianças.

O texto do Salmo 65:4 pode nos ajudar e muito neste propósito: “Bem aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de ti, para que assista nos teus átrios; ficaremos satisfeitos com a bondade de tua casa – o teu santo templo”.

Deus quer fazer de mim e de você esta pessoa bem aventurada, em tudo, e particularmente no ministério entre as crianças. Para isto é necessário:

TER CONSCIÊNCIA DE QUE FOI O SENHOR QUE ESCOLHEU VOCÊ. 
“Bem aventurado aquele a quem escolhes…”.

Você já ouviu Jesus dizendo ao seu coração: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e o vosso fruto permaneça” (João 15:16)
Esta consciência da escolha do Senhor é que nos sustenta nas horas mais difíceis e desanimadoras. O inimigo sabe lançar a seta do desânimo no coração daqueles que ministram às crianças.
Esta consciência da escolha do Senhor é que nos manterá de pé, até o fim, na batalha para ver uma nova geração sendo formada e alicerçada com a Palavra de Deus.

TER CONSCIÊNCIA QUE VOCÊ FOI ESCOLHIDO PRIMEIRO PARA SE APROXIMAR DELE. 
“Bem aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de ti…”.

Quando Jesus escolheu os doze lemos em Marcos 3:13 e 14: “Chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele. Então designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar”
Quando Pedro se afastou, tendo negado vergonhosamente a Jesus três vezes, lemos em João 21 algo a respeito de como Jesus o fez aproximar-se novamente.
Pedro anos atrás tinha deixado o barco, as redes e a profissão de pescador para ser um pescador de homens. Agora, tinha voltado à antiga profissão. Longe de Jesus. E qual foi a pergunta para a aproximação: “Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? E diante da resposta positiva: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus lhe deu uma ordem singular: “Apascenta os meus cordeiros”.
Esta pergunta foi feita três vezes e na terceira vez Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito pela terceira vez: “Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as cousas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas”.
O questionamento do Senhor foi a respeito do amor de Pedro para com Ele. É interessante como Jesus usou a palavra “Ágape” na pergunta, uma palavra que indica um amor perfeito. Pedro, no entanto, usou a palavra “fileo” na resposta, que indica um amor de amigo. O amor não era perfeito, inclusive Pedro havia negado três vezes a Cristo, mas esta declaração de amor ao Senhor fez toda a diferença.
O que faz toda diferença no ministério com as crianças é exatamente ter o coração cheio de amor para com Jesus. Quando esfriamos no amor ao Senhor, esfriamos também no pastoreio das crianças. Lembra que Jesus falou: “os meus cordeiros”. São dEle. Ele os comprou com o seu precioso sangue. Ele pede que aqueles que O amam sejam pastores dos pequeninos. Você está próximo de Jesus? O ama?

TER CONSCIÊNCIA QUE O MAIS IMPORTANTE É ASSISTIR NOS ÁTRIOS DO SENHOR.
“Bem aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de ti, para que assista nos teus átrios…”.

Quando Jesus hospedou-se na casa de seus amigos, na cidade de Betânia, lemos que “Maria quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então se aproximou de Jesus e disse-lhe: Senhor, não te importas de que minha irmã tivesse deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me”.
“Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas cousas. Entretanto, pouco é necessário, ou mesmo uma só cousa; Maria, pois, escolheu a boa parte e esta não lhe será tirada”.
Há tanto para fazer e muitas vezes deixamos de fazer o mais necessário que é estar aos pés do Senhor e ouvir-lhe os ensinos e ter comunhão com Ele. O que vai ser de grande importância no ministério com as crianças neste ano é o tempo dedicado para “assistir nos átrios do Senhor”, é o tempo em que somos mais Maria do que Marta. Seja uma Maria em 2016, para o bem das crianças.

TER CONSCIÊNCIA QUE TODA SATISFAÇÃO E REALIZAÇÃO ESTÁ EM JESUS!
“Bem aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de ti, para que assista nos teus átrios; ficaremos satisfeitos com a bondade de tua casa – o teu santo templo”.

Poder dizer como o salmista: “Digo ao Senhor: Tu és o meu Senhor, outro bem não possuo, senão a Ti somente. Quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer……. O Senhor é a porção da minha herança”. Salmo 16:2,3,5)
Poder também dizer: “Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem me compraza na terra. Ainda que a minha carne e o meu coração desfalecem, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre….. Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no Senhor ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos”. (Salmo 73:25,26,28)
Pode ainda dizer: “A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo! O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! Bem-aventurados, Senhor, os que habitam em tua casa: Louvam-se perpetuamente……Pois um dia nos teu átrios vale mais que mil, prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade”. (Salmo 84:2,3,4,10)
Sim, estar satisfeito com Cristo. Cheios de Cristo.
Lembra que “a boca fala do que o coração está cheio”. Se estivermos cheios de Jesus é sobre isto que haveremos de falar. VAMOS PROCLAMAR CRISTO!
Cristo é a vida de todo aquele que crê. Que Ele se instale plenamente em seu coração e assim,
1) consciente que o Senhor o chamou;
2) consciente que Ele o chamou para aproximar-se dele com amor;
3) Consciente que Ele o chamou para estar aos seus pés;
4) Consciente que Ele o chamou para estar satisfeito totalmente com Ele, então, você será de fato um abençoado evangelista e discipulador de crianças, PROCLAMANDO A CRISTO a esta nova geração que está sendo esquecida e omitida.

Seja um bem-aventurado, ganhando milhares de crianças com a mensagem do evangelho e discipulando-as com as verdades da Palavra de Deus.

Pr. Gilberto Celeti
Superintendente Nacional da APEC/Brasil

Desenvolvido por REALL Comunicação