Reflexões

17/02/2018

A verdade de Deus e a nova geração – 5

5 – Vencendo o Egocentrismo

Vimos no artigo anterior que há três necessidades fundamentais a ser supridas:
1) Ser amado, ser aceito, pertencer.
2) Estar livre do medo, estar seguro.
3) Ter um senso de realização e verificar que sua participação na sociedade é importante.

Concluímos afirmando que o caminho, está indicado nas páginas da Bíblia, a Palavra de Deus. Vejamos em detalhes esse caminho:

1ª) Conhecer e experimentar o amor de Deus.

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8).
Os pais precisam desfrutar do amor de Deus, tendo a Cristo Jesus como seu Salvador pessoal e demonstrar este amor na esfera no lar, quando seus filhos são pequeninos. Compartilhar sobre o amor de Deus aos pequenos e viver uma vida de compromisso com a Palavra, fará diferença na formação das crianças.

“O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo o disciplina”; “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe” (Pv 13:24; 29:15).

Uma prova de amor genuíno passa por uma postura de responsabilidade na criação dos filhos, jamais deixando-os entregues a si mesmos, pelo contrário, estabelecendo as regras e os limites, disciplinando caso estes sejam quebrados. Isto é amor. Amor que trabalha para eliminar o próprio egocentrismo do coração.

Gastar tempo com os filhos para brincar, passear, comer, conversar e, acima de tudo, para cultuar a Deus também é prova de amor. Se isto for assumido com responsabilidade, evitará que muito do tempo da criança seja gasto inutilmente, sob a influência da mídia, tão perniciosa.

Há ainda outra maneira de provar o amor: conduzir os próprios filhos a receber Jesus como seu Salvador pessoal, fazendo-os entender o que é pecado, que eles são pecadores por natureza, quem é Deus, quem é Jesus Cristo e qual a solução divina para o problema do pecado, que é a morte e a ressurreição de Jesus.

Uma criancinha devidamente orientada pode ser tocada pelo Espírito Santo e receber a Cristo como seu Salvador. Eis aí uma criança feliz, porque sabe que é amada, não apenas por seus pais mas também pelo próprio Pai celestial. Ela sabe também que, por ser agora filha de Deus, pertence a uma família muito mais ampla, a família de Deus, a Igreja do Senhor.

2ª) Conhecer e experimentar as promessas de Deus.

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo” (1 João 4:18).

A fé na Palavra de Deus e em suas promessas preciosas nos permite avançar seguros. Nas horas mais difíceis, do Senhor vem o socorro e o conforto.

Ter um bom programa de memorização de versículos bíblicos com nossas crianças é a melhor maneira de ajudá-las a se desenvolverem de forma saudável, com condições de passar por toda e qualquer situação, conscientes de que o Senhor está sempre ao seu lado e que Ele está no controle de todos os acontecimentos.

Só o Senhor pode dar a segurança de que “todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28). Só o Senhor pode dar a convicção de que Sua vontade para a vida dos Seus é boa, agradável e perfeita (Rm 12:2).

3ª) Conhecer e experimentar que vale a pena viver em função dos outros, não de si mesmo.

Quando temos Jesus como Salvador e estamos seguros nas mãos do Pai, nossa vida se torna útil. Recebemos a orientação do Espírito Santo e temos um sentimento de que vivemos para servir e não para ser servidos. O amor de Deus, que é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Rm 5:5), nos leva a amar as pessoas que nos rodeiam e procurar suprir as suas necessidades.

Oh, quantas necessidades existem ao nosso redor!

Podemos desenvolver em nossas crianças, filhos ou alunos, uma atitude de altruísmo em favor dos necessitados, dos que sofrem, dos que estão marginalizados ou desempregados. Há tanta coisa para ser feita!

Vamos formar uma geração de idealistas, consumidos pela paixão de ajudar os que têm necessidades. E qual a maior necessidade das pessoas? Os ho mens, mulheres e crianças desta época precisam, desesperadamente, conhecer o Evangelho da graça de Jesus Cristo.

Vamos envolver nossas crianças com a obra missionária. Vale a pena contar-lhes histórias de servos de Deus (tais como Charles Studd, William Carey, Amy Carmichael, David Livingstone, Hudson Taylor, Fanny Crosby, George Muller), homens e mulheres, que demonstraram o seu amor ao Senhor e às almas perdidas indo até aos confins da terra.

Vamos contar também sobre missionários que nos dias atuais estão trabalhando em campos missionários, aqui perto ou num país distante. As crianças podem se envolver no levantamento de uma oferta de amor para eles. Podemos dar-lhes informações sobre as necessidades espirituais de outros povos e levá-las a orar pela salvação deles.

Vamos desafiar nossos filhos e alunos a serem missionários. É preciso tomar cuidado para não compartilhar apenas curiosidades e fatos pitorescos a respeito de outros povos, tais como costumes, vestimentas, comidas, língua, etc.

As crianças também devem se sentir responsáveis por compartilhar o Evangelho com aqueles que nunca ouviram ou que nunca creram. Precisamos desafiar cada criança a entregar sua vida ao Senhor para servi-lO de tempo integral.

Vamos mudar nossa maneira de criar os filhos. Em vez de investir neles apenas com o pensamento de que venham a se tornar bem sucedidos, prósperos, ricos proprietários, com excelente condição econômica, vamos criá-los de modo que estejam prontos e se doar pela causa de Cristo.

Nesta época de egocentrismo, vamos agir para que as pessoas e especialmente nossas crianças: (1) Conheçam o amor de Deus, sintam-se amadas, aceitas e pertencentes ao Senhor; (2) Tenham segurança, exercitando sua fé nas promessas de Deus registradas na Bíblia; (3) Estejam prontas para servir, especialmente na tarefa de ir e fazer discípulos de todas as nações.

Resumindo

Aqueles que hoje se alistam no exército do Senhor Jesus Cristo (do qual Davi era uma preciosa figura), desejando que Ele reine, e não mais o diabo, príncipe deste mundo, (do qual Saul, também, se tornou uma figura), devem possuir as mesmas qualidades dos “homens que vieram a Davi, em Hebrom, para lhe transferirem o reino de Saul, segundo a palavra do Senhor” (1 Crônicas 12:23). Devem ser:
1) valentes e corajosos
2) escolhidos pelo Senhor
3) conhecedores da época
4) armados e equipados
5) determinados
6) unidos e
7) em comunhão com o Senhor

Destacamos a terceira destas qualidades — “Conhecedores da época, para saberem o que… fazer…” (1 Crônicas 12:32) — como necessária aos cristãos de hoje, visto que uma maneira diferente de pensar, de sentir e de agir está ganhando um espaço cada vez maior e predominante, e tem sido identificada pela expressão PÓS-MODERNISMO. Várias características identificam o chamado pós-modernismo como o egocentrismo, uma das marcas de nossa época, quando o que se vê é o próprio “eu” colocado como o centro de todo o interesse.

Continua no próximo artigo, quando veremos mais uma das caracteristicas da nossa época.

Gilberto Celeti
Superintentendente Nacional da APEC/Brasil

 

Desenvolvido por REALL Comunicação