Reflexões

01/12/2020

A CRIANÇA NUM TEMPO DE APOSTASIA – 2

No número anterior verificamos que a nossa época está marcada por uma apostasia impressionante. Apostasia significa “afastamento” da verdade das Escrituras Sagradas e terminamos afirmando que num tempo assim há necessidade urgente de AMAR A VERDADE, escondendo-a no coração e também de BATALHAR DILIGENTEMENTE PELA VERDADE, isto é, pela “fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” (Judas 3).

Precisamos batalhar quais soldados diligentes, bem equipados e esforçados, para manter a sã doutrina, e é urgente ensinar as crianças a serem bons soldados de Cristo. As crianças precisam conhecer todas as peças que compõem a Armadura de Deus, para que possam estar firmes para repelir os enganos da época atual. Vejamos neste artigo algumas verdades que precisamos ensinar as crianças e pelas quais elas precisam aprender a batalhar:

1) A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS. Nela Ele se revela aos homens. Ela é Autoridade sobre nossas vidas.
Os falsos mestres não creem na Bíblia, citam-na fora do contexto, colocam outros escritos com autoridade superior aos da Bíblia.
Os verdadeiros mestres ajudam a criança a colocar a Bíblia no lugar central em sua vida. Mostram a importância de a criança memorizar o máximo de versículos que for possível e trabalham para que ela conheça os fatos gerais sobre a ordem dos livros na Bíblia.

2) DEUS É UMA PESSOA. Ele é o Criador de tudo o que existe. Ele domina sobre tudo e sobre todos. Ele é Espírito, Eterno, Santo, Justo e Amor. Ele é o Deus Triúno: Pai, Filho e Espírito Santo.
Os falsos mestres sempre falarão de Deus como uma força ou energia impessoal, ou que Deus é tudo e tudo é Deus. No fundo está a ideia de que todos são deuses.
Os verdadeiros mestres ajudam a criança a conhecer cada um dos atributos de Deus. Isto, para eles, tem a prioridade máxima no trabalho que realizam com crianças.

3) JESUS CRISTO É O FILHO DE DEUS. O Verbo encarnado, Perfeito, Sem pecado, que revelado em forma humana entregou sua vida para ser o Senhor e Salvador de todos os que nEle creem. Ele é o único caminho para o Pai e a vida eterna.
Os falsos mestres negam que Jesus Cristo seja Deus. Para eles é apenas um dos vários mestres de religião e que toda pessoa é filho de Deus.
Os verdadeiros mestres ajudam a criança a ver a singularidade da Pessoa de Cristo, a se alegrar com o grande milagre da Encarnação, com a Sua vida diferente revelando ser o Filho Perfeito de Deus e Sua maravilhosa salvação feita na Cruz, deixando depois o túmulo vazio e voltando para o Pai, na ascensão.

4) O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA.  É Ele quem convence o mundo do pecado e atrai os incrédulos para a fé salvadora. Ele é quem habita, orienta e capacita o salvo.
Os falsos mestres ensinam que o Espírito Santo é apenas uma influência, ou então que existem muitos espíritos que podem se tornar guias das pessoas que os buscam.
Os verdadeiros mestres ajudar a criança a descobrir que o Espírito Santo é uma Pessoa Divina em contraste com os falsos espíritos que estão atuando no mundo.

5) O HOMEM FOI CRIADO À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS. Por isto o homem é diferente de todas as demais criaturas, tendo plena consciência de sua própria existência e a capacidade de pensar, de sentir e de agir.
Os falsos mestres negam a própria existência de Deus, ensinando que o universo surgiu por acaso e que o ser humano, como tudo o mais que existe, é resultado de um processo evolutivo desconhecido. O homem é simplesmente um animal como todos os demais.
Os verdadeiros mestres ajudam a criança a compreender que ela é produto do poder criador de Deus, responsável pelos seus atos e que por isso mesmo, deverá prestar contas ao Criador.

6) O PECADO SEPARA O HOMEM DE DEUS. Por causa da desobediência de Adão e Eva, todos nascem com uma natureza pecaminosa e por isso pecam. O que o pecado merece é a morte.
Os falsos mestres negam a existência do pecado, consideram o homem como possuidor de uma natureza boa que precisa ser desenvolvida, tendo como que um deus dentro de si. Por negarem o pecado afirmam não existir o juízo final. Enfatizam que o único problema é a ignorância do homem, sendo que o mesmo pode ir melhorando através de sucessivas vidas (reencarnação), ou também por melhoria das realidades sociais.
Os verdadeiros mestres ajudam a criança e descobrir que o pecado é real, é contra Deus e tem de ser castigado com a morte. Deus é Santo e odeia o pecado.

7) A SALVAÇÃO É UM DOM GRATUITO DE DEUS. Toda pessoa que crê em Cristo, recebendo-O como seu Salvador, tem a vida eterna. A Bíblia chama este ato de novo nascimento.
Os falsos mestres mostram que somente por meio de boas realizações o homem pode conseguir a sua salvação, bastando para isso que se esforce ao máximo para ser bondoso.
Os verdadeiros mestres ensinam a criança que não há absolutamente nada que ela possa fazer para merecer a salvação, pois o coração é mau e enganoso. A salvação é na verdade um presente do imenso amor de Deus, que enviou o Seu Filho Jesus Cristo para que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

8) A MENTE PODE SER CONTROLADA PELO ESPÍRITO SANTO. É Ele quem ajuda o novo nascido, que recebeu Jesus como seu Salvador, a conhecer melhor a Palavra de Deus, a orar e a ser mais semelhante a Cristo.
Os falsos mestres orientam a pessoa para que fique com a sua mente vazia para que seja penetrada e controlada por poderes superiores, que são, na verdade, espíritos demoníacos.
Os verdadeiros mestres, pelo contrário, ensinam a criança a nunca deixar a sua mente vazia, em hipótese alguma. Pelo contrário, ensinam que a mantenham sempre bem ocupada, especialmente no aprendizado da Palavra de Deus.

9) A VIDA COM PLENA REALIZAÇÃO É SÓ POR MEIO DE CRISTO. Os que em Cristo confiam é que experimentam vitórias.
Os falsos mestres ensinam que a chave do sucesso é a confiança em si mesmo. Eles fazem do “eu” um senhor que determina e que exige vitórias. Levam as pessoas a pensar que têm a força dentro de si.
Os mestres verdadeiros, mostram a criança que é confiando no Senhor, e deixando Cristo viver por meio dela, que se experimenta uma vida de vitória, contentamento e abençoada.

CONCLUSÃO

O escritor Warren W. Wiersbe, na apresentação que faz da Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças, escrita pela APEC®, cuja edição em português foi feita em parceria com a Editora Hagnos, diz o seguinte:

“Uma geração apenas, separa a igreja da extinção. Se não ganharmos crianças para Cristo e discipularmos as crianças salvas nas doutrinas bíblicas, o futuro da igreja e da civilização estará em jogo”.

Diante disso que pastores, líderes, professores, pais, assumam o compromisso de, no trato com as crianças, evangelizá-las, discipulá-las e integrá-las no Corpo de Cristo, para que assim, na dependência do Espírito Santo, fiquem firmes nesta época de apostasia.

E que, amando e lutando pela verdade, experimentemos a preciosa promessa registrada por Judas 24,25: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!”

Gilberto Celeti

Continua no próximo número

Desenvolvido por REALL Comunicação